Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Abertura da CONAE 2014 exalta participação popular
20 de November de 2014
Na CONAE, presidenta Dilma afirma que educação é compromisso número um do governo
20 de November de 2014
Mostrar todos os posts

Artigo – Viva ao povo negro!

Hoje é o dia simbólico da consciência negra, mas precisamos de consciência negra todos os dias! Queremos um país com igualdade racial, sem racismo, sem machismo e sem homofobia. Queremos respeito pelas nossas religiões de matrizes africanas. Queremos a efetivação da lei 10.639/2003,  pelo ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, pois a juventude precisa conhecer sua cultura e origem.

Queremos o empoderamento das mulheres negras, que hoje não estão mais no tanque de lavar roupa e sim no tanque de guerra na luta contra a desigualdade social e racial. Queremos oportunidades iguais para os jovens, mais políticas afirmativas, mais políticas públicas, mais acessibilidade à universidade e assistência estudantil para permanecer. Queremos o fim dos autos de resistência!

Queremos a desmilitarização da polícia. Queremos o fim do genocídio da juventude negra. Queremos e vamos à luta. Somos todos guerreiros e guerreiras, descendentes de Zumbi e Dandara. Somos afros-brasileiros com muito orgulho e com muito amor! Não precisamos apenas de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina… Precisamos de 365 dias de consciência humana.

Viva ao povo negro!

Luis Henrique, Diretor de Combate ao Racismo da UBES