Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Atletas brasileiros disputam Jogos Olímpicos da Juventude na China
22 de agosto de 2014
Estudantes de escola de Maceió (AL) ocupam secretaria de educação
22 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Chapecó (SC) faz aniversário e movimento estudantil é homenageado

UMES é destaque em solenidade

Em julho, o município Chapecó (SC) completou 97 anos, e para evidenciar o histórico de luta do movimento estudantil que protagonizou dentro deste período inúmeras transformações sociais em uma das principais cidades de Santa Catarina, nessa quinta-feira (21/08) a Câmara de Vereadores, homenageou em sessão solene a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES – Chapecó).

A homenagem aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Uma oficina com customização de camisetas foi organizada pelos estudantes que participaram do ato, a atividade resultou em diversas roupas coloridas com palavras ligadas às pautas estudantis, entre elas o passe livre, eleição direta pra diretor, reformulação do ensino médio, reforma política e a aplicação direta do PNE e dos 10% do PIB investido nas escolas.

“Desde 1984 reafirmamos nossas lutas, fomos a primeira entidade a ser reconstruída pós- ditadura militar, carregamos até hoje essa responsabilidade histórica de representar a juventude secundarista chapecoense”,  como conta a presidenta da UMES, Talia Leite ao relembrar os 30 anos da entidade.

Sobre a homenagem prestada a outras entidades e personalidades, o presidente da Câmara, Ildo Antonini, enalteceu a participação de todos na construção do progresso do município. “É uma homenagem do Legislativo a todos os chapecoenses que simbolizam o crescimento, o desenvolvimento, a união e a coragem de fazer o melhor para as futuras gerações”, ressalta.

OficinaUMESChapecoS

UMES marca a conquista dos 10% do PIB para Educação

A solenidade foi marcada pela retrospectiva do movimento estudantil organizado. “A UMES Chapecó esteve entre as primeiras organizações do país a debater e mobilizar a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira visando a aplicação dos 10 % do PIB na educação e aprovação do PNE. Foi ativa na conquista pela redução na tarifa em 2013 e do desbloqueio do cartão de estudante no qual  alcançamos a ampliação para 60% o número de passes por mês”, diz Talia.

30 anos de luta

Em sua história, os estudantes relembram mobilizações fundamentadas na defesa do ensino público e de qualidade, como a formação do ensino técnico e profissionalizante entre seus destaques.

Segundo relatos da diretoria da entidade, desde a Constituinte de 1988 a UMES defendia um projeto de constituinte livre e soberana, que promulgasse os direitos fundamentais. Talia salienta que a homenagem fez reviver importantes momentos de transformação encabeçados pela organização estudantil.

 “No Fora Collor, foi a UMES quem mobilizou os estudantes chapecoenses para manifestarem nas ruas o sentimento popular que desejava mudança imediata no governo. Esteve na responsabilidade pela realização de diversas atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer que mobilizaram entidades afiliadas entorno desta e de outras pautas gerais como a questão da Reforma Agrária e a dívida externa, temas que impactavam a realidade dos jovens, a educação brasileira e o desenvolvimento do país”, finaliza.

O calendário de lutas da UMES acompanha as bandeiras nacionais, este ano, juntamente com a União Brasileira de Mulheres (UBM), foi responsável por homenagear na cidade o Dia Internacional da Mulher e promover atividades culturais e  debate sobre o movimento feminista. Pautas como a construção de ciclovias, valorização dos professores, fim das desigualdades sociais e contra a homofobia apontam a permanente atuação dos estudantes.

Da Redação