Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES realiza 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte
21 de julho de 2014
Estudantes de Alagoas reproduzem quadro “O que pensam os secundaristas”
22 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Comissão aprova campanha nacional contra o bullying nas escolas

Conjuntamente à campanha, estudantes defendem a ampliação de debates como diversidade cultural, étnico, racial e de gênero

A Comissão de Educação aprovou, na última quarta-feira (16), proposta que obriga as escolas brasileiras a realizarem campanha contra o bullying. Pelo texto aprovado, as campanhas devem ser anuais com duração de uma semana na primeira quinzena de abril em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que acompanha de perto audiências públicas entorno da discussão, defende conjuntamente a campanha de combate ao bullying a abertura de uma nova dinâmica educacional que democratize dentro das escolas os debates sobre diversidade.

A entidade estudantil defende a discussão de temas relacionados a questões sociais, diversidade cultural, étnico, racial, de gênero e demais temas relacionados aos direitos humanos.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou no Brasil uma consulta internacional para lidar com o bullying contra estudantes LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) nas escolas e universidades. Na época, o diretor de Educação pela Paz e pelo Desenvolvimento Sustentável do órgão, Mark Richmond, afirmou que o combate a esse tipo de violência responde diretamente aos problemas centrais da evasão escolar.

A proposta PL-6504/2013 que agora segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania caracteriza como bullying qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas.

Os deputados ressaltam que vários estados e municípios já contam com legislação sobre o tema. Caso do Rio de Janeiro (estado e município), Santa Catarina, Ceará, Distrito Federal, município de São Paulo e Rio Grande do Sul. Todas essas leis têm em comum o foco na conscientização, o objetivo incomum é o desenvolvimento de estratégias destinadas a incentivar a tolerância, a promover o respeito mútuo e a combater estereótipos e preconceitos.

Da Redação, com Agência Câmara