Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ensino médio fica abaixo da média no Ideb
9 de September de 2014
#UBESEleições2014: O que você precisa saber sobre as eleições
10 de September de 2014
Mostrar todos os posts

Comissão da Verdade convoca para depor militares atuantes na Guerrilha do Araguaia

Apuração faz levantamento de crimes contra os direitos humanos atribuídos a agentes do Estado que atuaram na repressão do movimento 

Em toda a história do Brasil, não houve um só momento que as graves violação dos Direitos Humanos não fossem transpassadas por lutas de combatentes revolucionários pela liberdade e democracia no país. A Guerrilha do Araguaia é uma delas e recebe nesses dias 8 e 9 de setembro a atenção da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Convocados em Brasília, nove dos agentes que aturam na repressão nos anos 70. Segundo informações da comissão instituída com a finalidade de apurar graves violações ocorridas entre 18 de setembro e 5 de outubro de 1988, oito dos convocados já haviam recebido o chamado e não compareceram.

Em declaração publicada pela agência Brasil, oficial da reserva José Conegundes, se recusou a depor na segunda-feira (8). “Não vou comparecer. Se virem. Não colaboro com o inimigo”, afirmou na CNV.

Para o coordenador da comissão, Pedro Dallari, a hostilidade deste e de outros militares foi estimulada pela resistência das Forças Armadas em reconhecer as violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura (1964-1985).

Entre as atribuições da CNV, um Grupo de Trabalho dentro é destinado à pesquisa do evento conhecido como “Guerrilha do Araguaia”, focado nas operações militares, mortos e desaparecidos da região.

A Guerrilha do Araguaia

Com operários, camponeses, bancários, médicos, engenheiros, geólogos e, principalmente, estudantes universitários, a Guerrilha do Araguaia destinada a organizar a resistência armada contra a ditadura entre 1972 e 1974. Na época da ditadura militar, a região em que a guerrilha ocorreu foi palco da maior resistência armada contra o regime ditatorial. O local recebeu um contingente militar comparável ao da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O movimento guerrilheiro, organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), resistiu com o apoio dos camponeses que ali viviam se constituindo com marco das lutas populares. Para aniquilar a resistência, houve uma repressão brutal, na qual guerrilheiros e os moradores foram alvo de torturas e assassinatos. Considerado um dos episódios mais violentos registrados durante o último período militar, segundo a comissão, no desaparecimento de 70 militantes e moradores da região e na morte de oito militares em circunstâncias nem sempre devidamente esclarecidas.

Comissão da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012.  O foco principal será apurar casos de desaparecidos políticos.

De acordo com o livro-documento Direito à Memória e à Verdade, elaborado pelo governo federal, há 150 casos de opositores do regime militar que desapareceram após serem presos ou sequestrados por agentes do Estado.

Em 2010, o Brasil foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA em ação movida por familiares de mortos e desaparecidos na Guerrilha do Araguaia, na região de Marabá, no Pará.

Da Redação, com Agências