Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Jornada de Pernambuco acontece hoje (1º), a partir das 14hs
1 de April de 2014
SE LIGA 16! | Nas urnas, vamos conquistar mais esse título para o Brasil
2 de April de 2014
Mostrar todos os posts

Contagem regressiva rumo ao 17º Congresso da UPES

Evento promete reunir cerca de 2 mil estudantes paulistanos. Confira entrevista com secundaristas de todo o estado

Os estudantes paulistas já comentam dentro das escolas sobre o 17º Congresso da UPES, a atividade que é a estância máxima de deliberação da entidade será realizada em Americana nos próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Abril.

Dezenas de municípios e centenas de escolas estão envolvidas nesse processo que resultará no maior Congresso da história da entidade do estado de São Paulo com cerca de dois mil secundaristas presentes. Os estudantes da Baixada Santista, Litoral Norte, Capital, Grande São Paulo, ABC, Região Metropolitana de Campinas, centro e interior do estado estão se organizando rumo à cidade sede, Americana.

Entrevistei alguns estudantes, diretores da UPES e das entidades municipais que estão contribuindo para esse grande processo do ConUPES em todo o estado.

“O 17º Congresso da UPES vai ser importante para a formação da consciência do estudante, pois participando dessa atividade ele vai ter a oportunidade de debater e consolidar sua opinião política sobre a educação paulista.” Ressaltou Lucas, recém-eleito presidente da UMES – Suzano.

“É muito importante para os estudantes de Guarulhos a participação nesse Congresso da UPES, pois todos encaram a necessidade de reconstruir o Movimento Estudantil na cidade como ferramenta do protagonismo juvenil no município. Todos os secundaristas guarulhenses querem Passe-Livre e a possibilidade de construir uma escola aberta à comunidade” relata Emerson Santos, diretor da UPES que mora em Guarulhos.

Rodrigo Bruno, estudante do Colégio Omega em Santos, salienta: “A presença dos estudantes no 17º ConUPES será um passo crucial para que a representação estudantil santista se fortaleça. Com esse congresso os estudantes se sentirão com mais voz e irão se interessar ainda mais pelo Movimento Estudantil”.

Para Letícia Farah, presidente da UMES de Caraguatatuba e estudante do Instituto Federal, “o Congresso da UPES será um importante espaço para reforçar e estimular cada vez mais jovens a lutarem pelos seus direitos”. Ela ainda salienta que “o meio passe para os estudantes do IF SP (que era a única escola sem esse benefício no município) foi importante, mas queremos mais. Esse será o maior ConUPES, irá estimular os estudantes a ampliar a luta do Movimento Estudantil no município”.

E é nesse clima de juventude na rua que a UPES constrói esse lindo processo em cada escola paulista, potencializando nossa força no estado e massificando ainda mais as nossas bandeiras de luta com muita paralisação e essa Jornada de Lutas da Juventude que vem acontecendo pelo estado trazendo conquistas concretas para a juventude como o meio passe em Caraguatatuba e os grandes avanços que a greve do Centro Paula Souza trouxe.

Vamos às ruas e escolas rumo ao 17ºCongresso da UPES!

Por Angela Meyer
Estudante do pré-vestibular e diretora de comunicação da UPES