Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota da UMEAB denuncia Prefeitura de Búzios que desrespeita legitimidade estudantil
11 de April de 2014
Rolezinho pela Educação marca Jornada de Lutas do Espírito Santo
14 de April de 2014
Mostrar todos os posts

Curto Circuito da Juventude: Jovens participam de encontro para definir política cultural para a juventude

Jovens trocam experiências e colaboram com questões que abordam a formação cultural, o fomento à produção artística e o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais

Estabelecendo o diálogo com a juventude através das práticas culturais e artísticas, nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril, a UBES participou em Brasília do Curto Circuito da Juventude que reuniu 70 jovens de diferentes regiões do país. A partir das práticas culturais e artísticas, o objetivo do evento realizado pelo Ministério da Cultura (MINC) é construir o Programa Nacional de Cultura e Juventude.

Na abertura do encontro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, admitiu que a pasta falha com os jovens. “A gente está fazendo várias coisas nesse sentido [promoção e incentivo cultural] e está indo mais ou menos bem. Conseguimos fazer edital para negro, índio, mulher, [público] Lgbt [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros], mas, sabe quando você sente que está faltando!”, disse, e questionou: “E os jovens? O que os jovens estão querendo fazer?”. Ouvir os jovens é o objeitvo, segundo a ministra.

No encontro, os jovens participaram de dinâmicas de grupos, trocando experiências e colaborando com questões que abordam a formação cultural da juventude, que no Brasil, (entre 15 e 29 anos) representam a maior fatia da população, somando mais de 51 milhões de pessoas.

“Somamos aos debates das políticas públicas de cultura que queremos para os jovens do Brasil. A UBES esteve presente para defender a cultura vista não somente como evento cultural, mas como cidadania, sustentabilidade, patrimônio cultural e a abertura da escola à cultura de seu território”, defende o diretor de cultura da entidade, Wesley Machado.

O secundarista que esteve presente nas discussões também incluiu em seu posicionamento a grade escolar como meta de mudanças para o MINC. “A própria escolha de uma grade curricular que valorize a pluralidade, a diversidade cultural local e o intercâmbio da escola com produções e produtores de cultura serão iniciativas decisivas para mudar a cara das escolas”, afirma.

Segundo o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdulaele, o encontro contou com a participação de jovens da periferia e de vários segmentos culturais como o hip hop, audiovisual, agentes de leitura, passinho, funk, quadrilha junina, jovens indígenas e do Coletivo Fora do Eixo, além de integrantes de movimentos sociais como o MST e UNE.

Da Redação com Agências