Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Educação em jogo para decidir lado dos estudantes no 2º turno
15 de October de 2014
OS ESTUDANTES TÊM LADO: COM DILMA, CONTRA O RETROCESSO
16 de October de 2014
Mostrar todos os posts

É Dilma! UBES define apoio no 2º turno

Em plenária unificada das entidades estudantis, estudantes brasileiros deliberam apoio à Dilma Rousseff

Reunidos nesta terça-feira (14/10) em São Paulo, as entidades estudantis UBES, UNE e ANPG, aprovaram seu apoio à reeleição de Dilma Rousseff (PT) para a presidência da República. O encaminhamento é resultado da votação no fim da noite que deu origem à carta “Os estudantes tem lado: com Dilma contra o retrocesso”.

Duas propostas foram apresentadas para elaboração da carta de apoio.  O processo democrático foi conduzido pela mesa durante os debates que se estenderam por mais de 5 horas. Estiveram presentes as presidentas Bárbara Melo da UBES, Vic Barros da UNE e Tamara Naiz da ANPG; o jornalista Altamiro Borges e Clarissa Cunha, ex-vice presidenta da UNE.

Sobre a reeleição de Dilma, a presidenta Bárbara observa o contexto político atual comparado ao período anterior, de Fernando Henrique Cardoso. Para ela, o movimento estudantil é marcado por muitas lutas que garantiram avanços, comenta afirmando que a conjuntura atual abriu aos estudantes, entre outros avanços, a possibilidade de ingressar no ensino superior.

 “Se você entrar em uma escola e perguntar se é possível entrar na universidade verá a esperança viva em muitos secundaristas. Para essa juventude, eleger Aécio Neves é eleger a direita, é perder a nossa capacidade de sonhar, a perspectiva de futuro. Por isso, nos convencemos, em posição unificada, UBES, UNE e ANPG não vão titubear e já lançam seu apoio à candidata Dilma”, reafirma.

O jornalista Altamiro Borges comentou o papel da mídia no processo eleitoral, segundo ele é preciso superar o sistema político burguês que recebe apoio da imprensa brasileira.

“Quem é desinformado no Brasil é quem acredita na mídia, mas o movimento estudantil é experiente. Vocês formam a melhor escola de intelectuais orgânicos da classe de esquerda, precisamos de autonomia, pressão permanente e inteligência política”, enfatiza.

A presidenta da ANPG, Tamara Naiz, também expôs o posicionamento consensual de todo movimento estudantil. “O Brasil tem se transformado nos últimos 12 anos, promoveu a expansão da educação. Prova dessa política é que nessas eleições o número de analfabetos é inferior ao número total dos eleitores. O Brasil saiu do Mapa da Fome das Nações Unidas”.

Essas e as demais intervenções da Plenária dos Movimentos Estudantis em São Paulo podem ser assistidas na TV UNE, acesse. Abaixo o vídeo em que os diretores da UBES aprovam o apoio à Dilma Rousseff.


Da Redação