Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Pelo direito à diversidade, 11º Parada do Orgulho LGBT é realizada em São Luís
5 de August de 2014
Secundaristas realizam ato na Assembleia Legislativa do RS pelo cumprimento da lei dos royalties no estado
7 de August de 2014
Mostrar todos os posts

Eleições 2014: Fique de olho! Propagandas eleitorais foram iniciadas

Acompanhar propostas e a disputa de ideias entre os candidatos é o primeiro passo para o voto consciente nas urnas

Para construção de uma política limpa e consciente, uma etapa essencial começa com as propagandas eleitorais. A corrida pela apresentação de propostas à candidatura começou neste domingo (06/07), exigindo total atenção do povo brasileiro para o exercício do voto.

Com o último período marcado pela pressão das ruas que pediu mais participação e reforma política, está dada a largada para corrida rumo às Eleições 2014. No dia 5 de outubro (confira aqui todo calendário eleitoral), no mais amplo processo democrático, cidadãos de todo país votarão em seus representantes. Os cargos que estarão em disputa serão de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República.

As marcas do interesse da população, especialmente no último ano, evidenciam a importância de permanecerem atentos na disputa de ideias na  eleição dos novos candidatos. Cada um dos eleitos terá como meta de seu mandato cumprir o papel de representar os interesses de toda população.

Para a presidenta da UBES, Bárbara Melo, é preciso relembrar as grandes lutas que deram base à abertura democrática vivida hoje, e não deixar de lembrar que cada voto pode mudar o futuro do país.

“Especialmente para os estudantes e toda juventude é chegada a hora de disputarmos nas urnas as pautas que colocaram multidões nas principais avenidas. Milhões de jovens que não só pararam o trânsito para mudar a política de suas cidades, como também pedir mais participação”, disse.

Bárbara relembrou a campanha da UBES em 2014, o “Se Liga 16!”, responsável por reunir entre abril e junho secundaristas de 15 a 17 anos para discutir a participação nas urnas e a conscientização de debater nas escolas, no bairro e com a família a importância de conhecer as propostas eleitorais.

“Somos herdeiros das gerações que conquistaram com alto custo a liberdade do voto, após anos de enfrentamento à ditadura hoje queremos muito mais. Sabemos que o exercício do voto é o nosso principal instrumento de mudança”, disse.

Para UBES, a participação dos secundaristas é essencial para dar continuidade às lutas da educação. “Milhares de estudantes que deram corpo ao ‘Se Liga 16!’ já estão com o título de eleitor nas mãos, agora é hora de ficar atentos às propostas e fazer a diferença em outubro, que sem dúvidas, será um espaço de ampla disputa”, finalizou a líder estudantil.

Conheça os Cargos Eleitorais de 2014

Nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014, os mais de 141 milhões de eleitores do país irão às urnas para eleger seus representantes para os próximos quatro anos. Conheça os cinco cargos que estarão em disputa no pleito, as atribuições da cada um, quantas vagas deverão ser preenchidas e qual será a ordem de votação na urna eletrônica.

Deputado estadual ou distrital
1.059 vagas
Elaboram leis dos estados ou DF
Ex: Criação de uma universidade estadual, Passe Livre, etc.
Mandato: 4 anos, podendo ser reeleito

Deputado Federal
513 vagas
Elaboram leis federais, que valem em todo o país e aprovam o orçamento do Governo Federal
Ex: Projeto do Plano Nacional de Educação (PNE)
Mandato: 4 anos, podendo ser reeleito

Senadores
81 vagas, eleição alternativa para 27 vagas em 2014
Elaboram leis federais, que valem em todo o país e aprovam o orçamento do Governo Federal
Mandato: 8 anos, em eleições alternadas a cada quatro anos.

Governador
Responsável por administrar as unidades da Federação
Mandato: 4 anos, podendo ser reeleito uma única vez

Presidente da República
Exerce as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo e é a autoridade máxima do Brasil
Mandato: 4 anos, podendo ser reeleito uma única vez.

Da Redação com Tribunal Superior Eleitoral