Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Reformulação do Ensino Médio, o carro chefe para construir o país dos nossos sonhos
17 de novembro de 2014
PRONATEC: Nova fase, novos desafios
18 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Eleições do grêmio no Colégio Estadual Central

Cerca de 430 estudantes participaram da votação

Na última quarta-feira, 12 de novembro, aconteceram às eleições para o grêmio estudantil no Colégio Estadual Central, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O Colégio mais antigo de Minas Gerais é conhecido por excessiva repressão aos estudantes, mas o movimento estudantil não para de lutar por mais democracia e melhorias dentro do ambiente escolar e por isso fazem valer a Lei do grêmio livre.

“Nenhuma grade irá nos deter, aqui estão os guerreiros e guerreiras da democracia brasileira. A escola é um espaço amplo e tem o dever de formar cidadãos com mentes críticas. Vamos à luta desde a reformulação do ensino médio à construção democrática da educação brasileira”, afirma a Diretora de Comunicação da UBES, Daiany Macedo.

Cerca de 430 estudantes participaram das eleições do grêmio estudantil, das 7h às 20h dentro do Colégio Estadual Central.  Durante as eleições houve uma tentativa de impugnação por parte da Juventude Rebele-Se na parte da manhã, impedindo que a votação continuasse no primeiro anexo do Colégio, local onde estava definida a realização das eleições, ainda sim, a votação teve continuidade na parte da tarde em outro anexo.

Durante a confusão, a Diretora de Comunicação da UBES, Daiany Macedo foi agredida pelo presidente da AMES-BH. Nós da UBES repudiamos todas as formas de violência física, verbal e moral, sobretudo contra as mulheres. Lutamos por uma sociedade justa, emancipada e livre do machismo, racismo, homofobia, xenofobia e todas as formas de opressão.

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes, trata-se de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino.