Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Pelo fim da mídia que não nos representa!
17 de outubro de 2014
“Rolezinho sou mineiro e não voto Aécio” acontece amanhã em BH
21 de outubro de 2014
Mostrar todos os posts

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, UMES-RECIFE APOIARÁ DILMA NO 2º TURNO

Entidades municipais e grêmios estudantis da capital declaram apoio ao programa de governo que propõe priorizar a educação

A União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas do Recife (UMES) declarou na última sexta-feira (17/10) apoio à reeleição da candidata Dilma Rousseff no segundo turno das eleições 2014, que acontece no próximo domingo (26), em todo Brasil.

Com a presença de entidades municipais de Recife e grêmios estudantis, a decisão foi deliberada com a presença de mais de 200 lideranças e ocorreu após o 1º Encontro de Combate a Opressão realizado pela UMES no Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinteepe). Ao lado dos secundaristas que organizam o movimento estudantil nas escolas de Recife e região metropolitana estiveram presentes representantes da UBES, UEPUBM e UNEGRO.

“Discutimos a importância do papel da educação no próximo período. Não é possível desenvolver o país sem mão de obra qualificada. Comparamos as propostas dos dois candidatos. Aqui em Pernambuco, as propostas de Dilma são as que cumprem o compromisso com a educação”, ressalta o presidente da UMES-Recife, Jairo Marques.

Nas ruas para definir o voto no 2º turno

Encerrando o encontro pioneiro que debateu com os secundaristas questões como racismo, machismo e homofobia, a juventude recifense saiu depois às ruas do Centro rumo à Praça do Diário, no bairro de São José, para declarar à população qual projeto de governo contempla a demanda dos estudantes.

Entre os argumentos, Jairo comenta que, especialmente em Recife, os estudantes percebem historicamente um ciclo de exploração marcado pela perda dos bens nacionais. Para ele, as políticas que priorizam a educação no governo de Dilma são as que permitem romper esse ciclo e abrir caminhos para uma revolução por meio de mais investimentos no ensino em todos os niveis.

“Há 500 anos as riquezas brasileiras são exploradas por outros, hoje vemos de perto aqui em Pernambuco escolas estaduais técnicas em programas como o Pronatec que qualificam os jovens e faz do povo brasileiro mão de obra qualificada para explorar essas riquezas, consolidando o que é nosso, como a Petrobras”, salienta.

Novos debates

Nessa terça-feira (21/10), ocorrerá mais um debate sobre o papel da educação, dessa vez o foco dos estudantes é o ensino técnico e a sua função no desenvolvimento do Brasil. As atividades começam às 14h30, na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães.

Da Redação