Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Batalha de rap é realizada entre jovens da Zona Leste de São Paulo
18 de July de 2014
Projeto “Um Grêmio em cada Escola” é organizado por estudantes, em Patos (PB)
21 de July de 2014
Mostrar todos os posts

Em Mato Grosso, congresso de reconstrução da AME inicia credenciamento

Segue até primeira semana de agosto as inscrições para fórum máximo de deliberação dos estudantes do estado

Nos dias 16 e 17 de agosto acontece o 13º Congresso da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME) que será sediado em Poconé, interior do estado. Aberto para participação de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular, a expectativa do encontro é mobilizar em trinta municípios cerca de 150 colégios, entre eles, escolas rurais.

O evento marca o processo de reconstrução da entidade desativada desde o segundo semestre de 2012, as inscrições começaram na última segunda-feira (14/07) e serão encerradas na primeira semana de agosto. O objetivo do evento é, além de retomar as atividades do movimento estudantil secundarista no estado, eleger a nova diretoria à frente da organização.

Para o Vice-UBES regional, Elyson Rodrigues, através do voto os estudantes irão decidir no 13º Congresso as novas frentes de luta da AME, algumas delas já discutidas dentro das escolas.  “A nova gestão terá como principais metas a reestruturação da entidade, retomando a defesa da educação pública e de qualidade no estado do Mato Grosso”.

Como entidade máxima de representação dos interesses e lutas dos secundaristas mato-grossenses, o líder estudantil relembra importantes momentos de atuação na trajetória da entidade. “A AME traz em sua história grandes conquistas, como a aprovação do ENEM como única forma de acesso à UFMT, a conquista da reserva de vagas para os estudantes de escolas públicas e o passe livre para todos os alunos da capital”, finaliza reafirmando a representatividade da organização.

Entre as escolas tradicionais com presença confirmada estão as estaduais Nilo Póvoas, Raimundo Pinheiro, Páscoal Ramos e o Instituto Federal-Campus Cuiabá.

Saiba como participar do 13º Congresso da AME

O espaço do congresso com diversas atividades é aberto para participação dos secundaristas de todas as regiões do estado que realizem o Credenciamento Oficial no valor de R$ 20,00. As deliberações dos debates temáticos sobre educação, temas de juventude e movimento estudantil serão encaminhas à plenária final do evento para votação. As propostas com maior número de votos estarão entre as diretrizes da nova gestão da AME para os próximos dois anos.

A participação no Congresso pode ser através do credenciamento como observador ou delegado. Os delegados são aqueles estudantes eleitos em suas escolas como representantes de suas instituições de ensino, e por isso, os únicos com direito ao voto na plenária final.

Para entender as regras gerais do credenciamento, acesse o REGIMENTO DO 13º CONGRESSO DA AME. Sobre o processo eleitoral, documentos base com a ATA 13 CONGRESSO AME podem ser acessados no Blog da entidade: http://estudantesmt.wordpress.com/

Da Redação