Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

AME realiza Congresso e define representantes
15 de dezembro de 2014
Em Recife, EMET da UMES debate ensino técnico e pauta passe livre estudantil
16 de dezembro de 2014
Mostrar todos os posts

EPET da UPES organiza etapa estadual do encontro de escolas técnicas

No Paraná, estudantes querem mais democracia nos IFs, assistência estudantil e ensino de qualidade

Estudantes de todo Brasil se preparam para o XIII Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET) que se realiza entre 1 a 4 de fevereiro de 2015, no Rio de Janeiro. No último final de semana (13 e 14) foi a vez dos secundaristas do Paraná realizarem a sua etapa preparatória, o Encontro Paranaense de Escolas Técnicas (EPET).

Organizado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e com a maciça presença das UMES, grêmios e estudantes da rede técnica, o evento aconteceu na capital do estado, no Instituto Federal em Curitiba.

Na programação, convidados de diversos segmentos estiveram presentes, entre eles a presidenta da UBES, Bárbara Melo; Daniel Godoy Junior, do Plebiscito Popular pela Constituinte, para debater reforma política; Evelise Dias, diretora de assuntos estudantis e atividades especiais da Pró-reitoria do IFPR e Bruno Pacheco, diretor de comunicação da União Paranaense dos Estudantes (UPE), debatendo assistência estudantil e as dificuldades da escola técnica.

Paranaenses aprofundam suas pautas

Segundo a presidenta da UPES, Camila Lanes, a pauta do EPET é unânime. “O ensino técnico é prejudicado pela má administração do governo estadual, para o próximo período em 2015 vamos nos unir, apresentar nossas críticas e soluções”, disse a líder.

Entre as demandas secundaristas está a democracia interna nos Institutos Federais. “Levamos ao encontro os temas que circulam pelos corredores. Há diversos casos, principalmente na reitoria, onde raramente há eleição. A questão da assistência estudantil em diversas instituições que estudante não tem como se manter e a falta professores e material adequado para formação”, diz Camila.

A jovem salienta que a rede federal técnica no Paraná “ainda é recente e passa por um processo de organização”, relembrando que discussões como essa passaram pelo EPET, que destacou a importância do Plano Nacional de Educação, a Conferência Nacional de Educação e a disputa dos 10% do PIB para o setor.

Inscreva-se no XIII ENET

O XIII Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES está chegando e o processo de pré-inscrição já foi iniciado. Organize sua turma e faça já sua inscrição. Mais informações, fale com a coordenação do ENET por e-mail ([email protected]) ou via WhatsApp (11) 9.9439-6507.

Acesse também no site da UBES http://bit.ly/1I8D4EG

Da Redação