Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Comissão aprova campanha nacional contra o bullying nas escolas
22 de July de 2014
Votação nessa terça (23) define novos integrantes para o Conjuve
23 de July de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes de Alagoas reproduzem quadro “O que pensam os secundaristas”

O quadro criado pelo coletivo de comunicação da UBES tem como objetivo democratizar a opinião dos estudantes

O primeiro passo para a mudança só é possível através da exposição do pensamento humano, pensando nisso a Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA) reproduziu o quadro “O que pensam os secundaristas”. Originalmente criado pelo coletivo de comunicação da UBES em março desse ano (2014), o quadro tem como objetivo abrir espaço para que os secundaristas exponham seus pensamentos sobre os mais variados temas de educação e juventude.

“No início os textos que chegavam pra gente eram apenas textos falando sobre estrutura escolar, todos voltados para a educação pública, com o tempo, conforme fomos postando e publicando nas redes os questionamentos e interação ganharam outras proporções”, comenta Pedro Mendes, presidente da AESA.

O líder estudantil afirma que outros depoimentos foram surgindo, entre eles em relação à diversidade de gênero, racismo. “Outra coisa muito legal é que os estudantes das escolas privadas também se mobilizaram e deram suas opiniões”, afirma.

Durante o congresso da AESA realizado em março desse ano, a entidade criou um Plano Emergencial para Educação do Estado de Alagoas, afim de sanar os problemas que envolvem a educação estadual e mobilizar os secundaristas a sentirem-se desse plano através da participação, quando surgiu então o quadro “O que Pensam os Secundaristas” como uma espécie de pré-campanha.

O Plano Emergencial para a educação

O Plano Emergencial criado pela AESA busca inicialmente sanar os problemas na educação do estado de Alagoas. Entre os principais gargalos para o ensino de qualidade está o sucateamento das escolas, a falta de investimento, evasão escolar e a falta de qualificação e valorização dos professores. Além disso, a luta pelo passe livre também está entre os nortes da reivindicação que avançará no próximo período.

Acompanhe a AESA no facebook: https://www.facebook.com/aesa.estudantes?fref=ts

Da Redação