Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Os sonhos de milhares de secundaristas por um novo Maranhão
26 de August de 2014
Comemorações do mês da Juventude em Minas Gerais
27 de August de 2014
Mostrar todos os posts

Grêmio realiza atos por gestão democrática

Após dois dias de paralisações secundaristas saem vitoriosos 

Nos tempos ameaçadores da ditadura militar o movimento estudantil foi proibido de se organizar e hoje após quase 30 anos do fim deste período, estudantes ainda se deparam com ações opressoras. A Escola Estadual Doutor Anis Fadul, localizada no município de Suzano, em São Paulo, vinha sofrendo com a administração autoritária da vice-diretora, que não permitia a organização do grêmio Consciência Estudantil. Após dois dias de paralisações, os estudantes conseguiram um acordo que desautoriza a intervenção da vice-diretora sobre as ações da agremiação.

Os atos ocorreram nos dias 25 e 26 de agosto, em frente à instituição de ensino, com a presença de 200 secundaristas que gritavam em coro as frases: “Quero expressar minha opinião sem ter opressão!”e “Escola sem ditador! Quero eleger meu diretor!”. Segundo os secundaristas, a vice-diretora está na gestão há três meses, e no ultimo mês vinha desenvolvendo uma atuação dominadora dentro da escola. “Ela reprimia qualquer ação do grêmio e nos tratava como se nós fossemos marginais.Certa vez os alunos fizeram obras de artes e a ela moveu para o pátio e quebrou metade delas”, afirma o vice-presidente do Grêmio, Junior de Sousa.

Um exercício de cidadania

A formação de grêmios nas escolas é uma bandeira histórica da UBES. Os Grêmios Estudantis são  uma das formas que a juventude possui para o exercício da cidadania. A UBES acredita que os jovens são capazes de participar da sociedade, apresentando soluções e atuando para o seu aperfeiçoamento.

Os estudantes desempenham um papel muito importante na escola e na própria comunidade, pois é através deles que ocorrem as transformações nas comunidades, nas cidades, no país. Por isso, é necessário que tenham representatividade no espaço escolar.