Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Abertura do I Encontro de Escolas Técnicas: nova forma de pensar ciência e tecnologia
30 de July de 2014
ABES realiza cerimônia de posse e a 1° reunião da Diretoria Plena
1 de August de 2014
Mostrar todos os posts

Passe Livre é sancionado na cidade do Recife

Um ano após a UBES protocolar na Câmara Municipal de Recife projeto de lei pelo Passe Livre Estudantil, bandeira é conquistada

Mais do que um movimento a favor da liberação das catracas, o Passe Livre é uma conquista da sociedade e representa mais acesso à educação, lazer e cultura para os jovens. No dia 25 de julho do ano passado, no 65º aniversário da UBES, as ruas de Recife foram tomadas por secundaristas que gritavam em coro palavras de ordem pelo Passe Livre Estudantil.

Durante o encontro representantes da UBES, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Recife (UMES) e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) apresentaram um modelo de projeto de lei redigido pelas entidades, para instituir o passe livre municipal. O documento foi analisado pela Câmara dos Vereadores e todo o processo acompanhado de perto por uma comissão formada por estudantes.

O resultado foi a sanção da Lei do Passe Livre na cidade de Recife, na última nesta segunda-feira (28). Em depoimento, a presidenta da UBES, Bárbara Melo, relembra o histórico de enfrentamento dos estudantes. “Essa conquista é fruto de muita luta. É muito bom ver que hoje isso é uma realidade”, afirma.

O benefício que passa a valer em novembro faz parte da luta histórica das entidades estudantis e da juventude brasileira.

Política pública para acesso à educação

Ao todo, 14 mil estudantes de 36 escolas serão beneficiados com a medida. Eles terão direito a 70 passagens mensais, podendo utilizá-las duas vezes por dia, inclusive nos fins de semana. O município gastará R$ 1 milhão para bancar o passe livre.

Para Jairo Marques, presidente da UMES, esse é um marco construído por um amplo histórico de luta das entidades estudantis, o próximo passo é ir em busca do Passe Livre Estadual. “Essa é uma grande conquista para os estudantes recifenses, nós conseguimos tirar do papel uma das alavancas principais rumo à democratização do acesso a educação pública. Vamos à luta!”.

A lei é aplicada somente aos alunos do 6º ao 9º ano, que poderão se cadastrar em agosto para receber o cartão. Os dispositivos devem ser fabricados em setembro e entregues a partir de outubro. Os secundaristas terão o cartão recarregado automaticamente, ao entrar nos ônibus, no início de cada mês.

Para a UBES, a política pública que combate na raiz os problemas da evasão escolar, também facilitará aos estudantes o acesso à educação, cultura e lazer. Outro impacto da implementação do passe livre é a economia familiar. Segundo a prefeitura, a economia será cerca de R$ 567 por ano.

Da Redação