Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

22 de Abril – PNE na Comissão Especial da Câmara
22 de April de 2014
No RS, “Te Liga 16!” de Campo Bom organiza bate-papo descontraído com juventude
23 de April de 2014
Mostrar todos os posts

PR: Greve dos professores será deflagrada nessa quarta (23/4), estudantes organizam ato pela valorização dos profissionais

Com movimento “Governador Pague Meu Professor”, UPES, UPE, UBES e UNE iniciam série de manifestações em apoio à causa dos professores e funcionários da rede estadual do Paraná

Greve geral dos professores e funcionários da educação do Paraná será deflagrada a partir desta quarta-feira (23) pelo respeito à Lei do Piso, que prevê 33% de hora-atividade, o pagamento de R$ 100 milhões referente a progressões e avanços atrasados, além de melhor infraestrutura das escolas. Em apoio às pautas legítimas de reivindicação do magistério, estudantes de todo o estado desde a semana passada iniciam mobilizações na capital com o movimento “Governador Pague Meu Professor”.

Em Curitiba, no último dia 16, em frente ao maior colégio da capital– o Estadual do Paraná (CEP), os secundaristas estenderam suas faixas, gritaram palavras de ordem e realizaram a típica panfletagem para explicar à população os motivos da greve. Na oportunidade, os estudantes protocolam documento para o governador Beto Richa pedindo que cumpra os compromissos com os educadores.

O Diretor de Políticas Educacionais da UBES, Walison Patryk, acompanhou o ato que representa a busca de melhorias para o ensino. “Temos claro em nossas mentes que não estamos apoiando a greve apenas para ficar sem aula, mas sim por uma educação de qualidade, que valorize os profissionais da educação, que respeite a organização dos estudantes”, diz. O líder estudantil relembra que valorizar os profissionais da educação é dar sustentação à uma nova educação nas salas de aula do estado. “Nós estudantes estaremos nas ruas mais uma vez no dia 23 de abril ao apoiando a greve e lutando para conquistar uma educação de qualidade que seja emancipadora e que não seja machista, racista ou homofóbica”, finaliza.

“No dia 23, estaremos lá, no acampamento dos educadores, em frente ao Palácio Iguaçu. Fazemos isto porque lutamos por uma educação pública de qualidade e entendemos que isto só pode acontecer com a valorização dos professores e funcionários de escola”, explicou Welitton Gerolane, vice-presidente da UPE.

No dia 29, uma grande marcha, em Curitiba, reunirá representações de todo o Estado (além dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul)

A pauta dos profissionais da educação

A Associação Paranaense de Professores (APP Sindicato) divulgou nota confirmando a greve em todo o Estado. “Esgotadas as tentativas dos (as) professores (as) e funcionários (as) de escola em garantir seus direitos, não restou outro caminho a não ser a greve geral por tempo indeterminado” (saiba mais acessando a página oficial).

A paralisação geral foi definida por unanimidade na última assembleia estadual, realizada no dia 29 de março. “Temos que começar uma greve forte, com unidade da categoria. Cada regional terá um local de concentração. Em Curitiba, o acampamento estadual inicia a partir do dia 23 de abril. E assim permaneceremos até que o governo apresente uma proposta efetiva sobre os pontos centrais da pauta”, ressalta a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Durante a greve, os(as) educadores intensificarão a luta por 14 itens considerados centrais (e que constam da pauta de 50 itens da categoria). Confira:

33% de hora-atividade
2.  Piso Nacional
3. Reajuste dos(as) funcionários(as)
4. Pagamento de avanços em atraso
5. Concurso público
6. Novo modelo de atendimento à saúde
7. Cargo de 40 horas
8. Alteração dos contratos PSS
9.  Enquadramento dos(as) aposentados(as)
10. Porte de Escolas
11. Hora-aula e hora-atividade para a educação especial
12. Infraestrutura adequada nas escolas
13. Pelo fim do desmonte pedagógico
14. Fim do desconto do Auxílio Transporte durante licença médica

Leia também: Documento completo da Pauta da Reivindicações 2014

Da Redação, com Agências