Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Curto Circuito da Juventude: Jovens participam de encontro para definir política cultural para a juventude
14 de April de 2014
PR: Estudantes lançam campanha para eleição do Grêmio estudantil do colégio Paganoto
15 de April de 2014
Mostrar todos os posts

Rolezinho pela Educação marca Jornada de Lutas do Espírito Santo

Atos da jornada e do pré-congresso da entidade estadual está mobilizando diversas cidades do estado

O Espírito Santo está literalmente em movimento. No último dia 12/04 (sábado) aconteceu o 1º ato da Jornada Estadual de Lutas, quando jovens de diversas cidades ocuparam o shopping Praia da Costa, em Vila Velha. Com palavras de ordem e gritos de guerra, os estudantes explicaram à população as pautas do ato que ocupou pacificamente os andares e a praça de alimentação.

atoES_Shopping

O movimento irreverente e organizado que culminou na ocupação do espaço público partiu do centro da cidade, de onde a caminhada seguiu percorrendo as avenidas centrais da cidade. Para o presidente da União Municipal de Vitória (UMES), a mobilização seguirá grande compondo as preliminares do Congresso da entidade estadual. “Estamos organizando diferentes atos, em diversas cidades para politizar o debate da juventude e saber quais são as nossas pautas e o que levaremos para o congresso da entidade estadual”, conta Paulo Sergio.

ATOS EM TODO ESTADO PARA O PRÉ-CONGRESSO DA UESES

Para colocar a juventude do Espírito Santo no processo de construção do Congresso da UESES, entidade estudantil de máxima representação dos secundaristas do estado, a UBES, a UMES-Vitória, UMAES e a atual diretoria da UESES tem organizado por todo o estado os atos de Pré-Congresso.

O fórum máximo do movimento estudantil estadual acontecerá na segunda quinzena de abril e já tem colocado no centro das discussões os jovens das cidades de Linhares, Aracruz, Nova Venecia, Alegre, Santa Teresa, Venda Nova, Ibatiba, Colatina, Itapina e Vila Velha. Toda a agenda pode ser acessada na página oficial da UESES no facebook, onde também são atualizadas as informações do processo eleitoral do evento. 

AtoPreCongressoES

Jornada da juventude sai em defesa dos professores

Partindo do Instituo Professor Duarte Rabelo, na Praia do Centro, a Jornada de Lutas da juventude unificada às pautas dos professores seguirá em marcha nessa terça-feira (15/04) rumo à Secretaria de Educação em mobilização simbólica de apoio à greve dos professores que foi deflagrada nessa quinta-feira. Na mesma oportunidade, os estudantes irão reivindicar 10% do PIB para Educação pública, melhores estruturas nas escolas e valorização dos professores.

Mais uma vez, a luta do estudante se encontra nas ruas com a luta dos professores. Juntos, a passeata unificada com a UMES, UESES, UBES, UMAES e o corpo docente em greve cobrarão à secretaria a valorização dos professores, melhoria na formação desses profissionais e eleições diretas para diretor em todas as escolas do estado do Espírito Santo.

SERVIÇO

O QUÊ? Jornada de Lutas
QUANDO? 15/04 | Terça-feira
ONDE? Vitória – Espírito Santo
TRAJETO? Partida do Instituo Professor Duarte Rabelo rumo à Secretaria de Educação

Da Redação