Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Conjuve realiza posse dos novos conselheiros
27 de agosto de 2014
Plataforma Eleitoral será debatida por estudantes em Pernambuco
28 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Secundaristas conquistam passe livre irrestrito no Rio de Janeiro

Após ter direito restringido estudantes vão às ruas e alcançam mais uma vitória 

Após um longo período de restrições do passe livre na cidade do Rio de Janeiro, os estudantes podem enfim comemorar. Foi conquistado com muita luta nesta terça-feira, 26 de agosto, o cumprimento do decreto, instituído em janeiro de 2014, que concede passe livre aos universitários e aumento nas gratuidades aos secundaristas.

O ato organizado pela Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-Rio) contou com a presença de 300 estudantes, que se concentraram no Largo dos Leões, em Botafogo, de onde seguiram em direção a Secretaria Municipal de Transportes.

Os secundaristas percorreram as ruas da cidade gritando palavras de ordem e empunhando cartazes.”Foi sensacional! Nós ocupamos as ruas da Cidade Maravilhosa para deixar claro que não vamos admitir ter nossos direitos usurpados pelos empresários! Estávamos dispostos a ficar ali até que a Secretaria se comprometesse em fazer valer os nossos direitos”, afirma o presidente da AMES-Rio, João Neto.

Sob pressão, a Secretaria de Transportes garantiu o cumprimento do decreto a partir do dia 27 de agosto e afirmou que dentro de duas semanas, se reunirá com os empresários para definir como será feita a divulgação da lei para que todos os estudantes fiquem informados sobre o Passe Livre. Além disso, uma reunião com a AMES-Rio marcada para o dia 11 de setembro será realizada para fiscalizar a efetivação do direito

O movimento teve apoio UBES, União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Na paralisação estavam presentes o presidente da UEES-Rio, Luiz Felipe Hadesh; a presidenta da UBES, Bárbara Melo; o presidente da AMES-Rio, João Neto; a presidente da UEE-Rio, Tayna Paolino; o vice presidente da UNE, Igor Myvorn e o ex-presidente da UNE, Daniel Iliescu.Além das escolas técnicas, Adolpho Bloch, Visconde de Mauá Santa Cruz e Oscar Tenório, os Colégios Estaduais Ignácio Azevedo Amaral, João Alfredo, Clóvis Monteiro ePaulo de Frontin, o Instituto de Educação Carmela Dutra e o Colégio Pedro II do Centro e de Humaitá.

A conquista do cumprimento do direito concedido no início do ano serve para mostrar que o conhecimento vai muito além dos muros das salas de aula. “O ato representou um grande passo para a educação secundarista, que fez valer o direito ao passe livre também aos fins de semana, evidenciando que o ensino está longe de ser realizado somente dentro das escolas”, conta a secundarista da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, Juliane Ignácio.

Alterações no Passe Livre do Rio de Janeiro

No ano de 2001 os estudantes do Rio de Janeiro conquistaram o direito a ampliações do Passe Livre que foi cerceado na gestão do prefeito Cesar Maia, que implementou a bilhetagem eletrônica, limitando o número de viagens em até 60 por mês, utilizadas somente em dias úteis.

Bem como em  janeiro deste ano, o prefeito Eduardo Paes publicou um decreto aumentando o direito ao Passe Livre para os estudantes secundaristas da rede pública e fornece o Passe Livre Universitário. Com a instauração do decreto, os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública passaram a ter direito a até 76 viagens por mês, sendo, no máximo, quatro por dia, incluindo os fins de semana e feriados. Já os universitários cotistas, bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e com renda familiar per capita de até um salário mínimo, dispuseram do benefício com gratuidade.