Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Executiva da UBES define preparativos para XIII ENET
19 de December de 2014
#Retrospectiva2014
5 de January de 2015
Mostrar todos os posts

Secundaristas da Bahia confirmam ida ao ENET em 2015

Estudantes levarão à etapa nacional as principais demandas do ensino técnico baiano

Durante reunião ampliada de sua diretoria, no último dia 14/12, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) confirmou a participação da juventude da Bahia no XIII Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET). Presidentes de grêmios, integrante da UMES e de toda rede técnica estarão no evento que ocorrerá no Rio de Janeiro de 1º a 4 de fevereiro.

A reunião definiu os temas centrais que os estudantes baianos irão compartilhar no ENET, entre eles os avanços e desafios das escolas técnicas do país. Segundo o presidente da ABES, Nadson Rodrigues, a discussão sobre o ensino técnico tem o objetivo de fazer o o Brasil avançar ainda mais. Ele indica que é por meio dessa modalidade que muitos os secundaristas têm uma perspectiva quando saem do ensino médio e conquistam uma formação que possibilita a sua inserção no mercado de trabalho.

“Precisamos garantir que os estudantes concluam o curso, tenham estrutura e ferramentas pedagógicas, escolas e institutos que disponham de laboratórios estruturados, aulas práticas, estágio digno que contribua para formação. Vamos expor dificuldades e preocupações quanto à assistência estudantil, bolsas de iniciação científica, capacitação dos professores entre outras pautas indispensáveis para que tenhamos um ensino que contribua para o desenvolvimento nacional”, destacou.

Além de aprovar a participação no ENET, a reunião debateu acerca da Reformulação do Ensino Médio, tendo como base a PL 6840/2013 e a valorização de propostas que não são discutidas com profundidade, como a cultura, arte, esporte, as representações sociais e a participação estudantil.

“Valorizamos o ENET por se tratar do maior espaço de discussão sobre o ensino técnico do país, onde os estudantes são protagonistas e discutem com muita consciência política os avanços e desafios”, finalizou Nadson.

XIII ENET – INSCREVA-SE!

Desta vez, o tema do encontro é “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”. A programação reunirá jovens das mais diversas escolas técnicas e institutos federais do país nas mesas de debate, campeonato de futsal feminino e masculino, feira de estágios, apresentação de trabalhos e atividades culturais. Faça sua inscrição. Acesse aqui.

Mais informações, fale com a coordenação do ENET por e-mail ([email protected] ) ou via WhatsApp (11) 9.9439-6507

Da Redação