Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes do IF-Acre compõem I Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte
25 de July de 2014
UBES 66 anos … E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança
25 de July de 2014
Mostrar todos os posts

UBES 66 ANOS | A luta aconselhável e permanente atravessa gerações

Chegamos aos 66 anos de história. A União Brasileira dos Estudantes, depois de mais de seis décadas, junta os secundaristas embaixo de uma única bandeira, a da melhora do ensino no Brasil, da vida dos estudantes e das pessoas como um todo.

A grande conquista nesse último ano foi gritada em coro nas ruas de várias cidades: “10% do PIB para a educação!”. O Plano Nacional de Educação foi aprovado e garantiu a porcentagem para a melhora do ensino no país. Enquanto isso, a UBES ainda luta por outras vitórias, como a meia-entrada para todos os estudantes e a antiga luta pelo passe livre estudantil irrestrito.

Quem acompanha as atividades da UBES nos últimos anos, com suas centenas – às vezes, milhares – de participantes, talvez não consiga imaginar as origens da maior entidade estudantil secundarista do país. Desde a década de 30, os secundaristas já se articulavam pelo Brasil em entidades. A Revolta dos Bondes, a defesa do petróleo, a luta pela lei que decreta o direito à formação dos grêmios estudantis aos anos de enfrentamento à ditadura militar são algumas das grandes contribuições que esta entidade traz em sua história.

A abertura do processo de democratização, a pressão social por mais atenção às pautas da população com os secundaristas nas ruas são o símbolo máximo do protagonismo de cada estudante que sempre apostou nas mudanças. Derrubar um presidente, mobilizar a opinião popular e abrir caminhos para participação das forças populares é o que garante que a UBES, aos seus 66 anos, seja uma luta aconselhável e permanente atravessando gerações.

Viva os 66 anos da UBES, viva aos estudantes secundaristas do Brasil!