Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Encontro de escolas técnicas movimenta Pernambuco
11 de dezembro de 2014
AME realiza Congresso e define representantes
15 de dezembro de 2014
Mostrar todos os posts

UBES realiza reunião com o CONIF

Foram determinadas as principais demandas e formas de garantir as pautas dos estudantes

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a UBES participou da Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), em Brasília, para debater as demandas do ensino técnico e dar o posicionamento do que será o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) da UBES.

Após a expansão do ensino técnico com a criação de diversos benefícios como o ensino superior dentro dos Institutos Federais, da assistência estudantil e democratização do acesso através das Cotas e do Sisutec, ainda é necessário garantir mais investimentos para melhorar a situação das instituições federais, além da permanência dos benefícios já vigentes.

As principais demandas dos estudantes agora são garantir restaurante dentro dos campi, climatização nas salas e modernização dos laboratórios garantindo a permanência dos estudantes nos institutos.  Além de pleitear na justiça uma vaga dentro do Pronatec para avaliar melhor as exigências dos estudantes.

Durante a reunião as entidades decidiram se unificar ao CONIF para pressionar o MEC a enviar um recurso para que seja construído um restaurante dentro dos campi e modernizar os que já existem.

De acordo com o Diretor de Escolas Técnicas da UBES, Fillipe Matias, os investimentos não podem cessar, pois beneficiam toda a sociedade. “Os institutos federais oferecem espaços para pesquisa e de extensão, onde os estudantes podem desenvolver projetos e produtos revolucionários que beneficiam toda a sociedade. Nós queremos mais do que formar mão de obra, queremos formar mentes revolucionárias”, afirma.

ENET

O Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES, o ENET está marcado para os dias 1º e 4 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Desta vez, o tema é “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”. A programação reunirá jovens das mais diversas escolas técnicas e institutos federais do país nas mesas de debate, campeonato de futsal feminino e masculino, feira de estágios, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Faça sua inscrição. Acesse aqui.

Mais informações através do e-mail [email protected] ou via What’sApp (11) 9.9439-6507.