Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CEARÁ ORGANIZA VIRADA CULTURAL CONTRA REDUÇÃO
3 de julho de 2015
QUANTO MAIS PRESOS, MAIOR O LUCRO
4 de julho de 2015
Mostrar todos os posts

AMAZONAS MOBILIZADO CONTRA A REDUÇÃO

UMES-Manaus levará debate às periferias da capital

Com o objetivo de inserir cada vez mais os secundaristas nas discussões da redução da maioridade penal, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (UMES) organizará na capital atividades para debater os riscos e impactos do tema que tem mobilizado a juventude.

Junto com a UBES, a entidade secundarista irá às escolas das periferias apresentar os principais argumentos que tem fortalecido o posicionamento dos estudantes contra a PEC 171.

“Na próxima semana, construiremos um conjunto de agendas nas escolas de Manaus para movimentar os debates entorno da redução, principalmente nas regiões periféricas. Somos contra esse retrocesso que agride diretamente a nossa juventude”, declarou o presidente da UMES, Lucas Pinheiro.

Algumas ações já acontecem no estado, como no início da semana, os estudantes da escola estadual Sólon de Lucena, durante a Assembleia Geral do grêmio estudantil ergueram seus cartazes em protesto às manobras da Câmara dos Deputados que aprovou ilegalmente a matéria em plenário.

DESAFIO AMAZONENSE: MAIS ESCOLAS, MENOS CADEIAS

Presente no ato do último dia 30 de junho, em Brasília (DF), Lucas relembrou que os estudantes do Amazonas se somam no argumento central que levou centenas de secundaristas brasileiros às ruas para dizer ao Congresso Nacional que, “a melhor medida preventiva para o problema da violência são políticas públicas efetivas para os jovens e educação de qualidade para essa parcela da população que a PEC tenta criminalizar”.

No Amazonas, a palavra de ordem “Mais escolas, menos cadeias” tende a ser fortalecida na agenda de atividades da UMES.

BLITZ E PRESSÃO NOS DEPUTADOS

Na última terça-feira (30), durante a votação do Plano Estadual de Educação, a diretoria da UMES foi à Assembleia Legislativa do Estado apresentar a opinião dos estudantes contra a redução. Na oportunidade, os secundaristas falaram com o secretário de Educação, Rossiele Soares e pressionaram os parlamentares para que se posicionem contra o projeto.

“Levantamos para o próximo período a bandeira de mais investimentos para a educação a partir dos minérios extraídos no Amazonas, queremos garantir a partir desse recurso a permanência dos estudantes nas escolas”, destacou Lucas.

Mais informações, acompanhe a página da UMES-Manaus no Facebook.