Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

DUQUE DE CAIXAS INSTITUI ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR
15 de maio de 2015
III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ACONTECE NO RECIFE (PE)
18 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

CARTILHA: 15 PONTOS PARA MUDAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por uma escola sem catracas

A UBES  lança a cartilha ‘Por uma Escola sem Catracas’, aonde lista 15 pontos para mudar a educação do nosso país. Em um momento em que a democracia brasileira e as conquistas sociais dos últimos anos se encontram ameaçadas, mais do que nunca a nossa luta por um país soberano e democrático está conectada à educação libertária, pública e de qualidade para todas e todos. Infelizmente, o sistema de ensino no Brasil ainda é marcado pelo conservadorismo, reproduzindo conceitos e valores elitistas que desconsideram a cultura nacional.

Os currículos que temos hoje nas escolas não dialogam com a nossa realidade e com as necessidades do país, distantes de um projeto de desenvolvimento que encare a inovação tecnológica e científica como prioridade e instigue a reflexão e a elaboração do pensamento. A desvalorização dos professores e a falta de estrutura física limitam e diminuem a qualidade de ensino e a motivação da comunidade escolar;

Queremos uma escola para o nosso tempo, com formação humanística, democracia interna, acesso às tecnologias e novas mídias. Uma escola que viabilize a organização dos estudantes, ofereça esporte, cultura e valorize as aptidões de cada um, capacitando a juventude para ser, cada vez mais, protagonista de um novo projeto de país.