Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES BAIANOS DISCUTEM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
22 de May de 2015
UBES CONVOCA ESTUDANTES PARA DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO
25 de May de 2015
Mostrar todos os posts

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE SÃO PAULO REALIZA PLENÁRIA NO SÁBADO (23)

Aberto à livre participação dos jovens paulistanos, espaço dá início ao processo de eleição dos novos representantes do Conselho 

No próximo sábado (23/05), acontece na Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo, a Plenária de mobilização para as Eleições do Conselho Municipal de Direitos da Juventude. Com início às 14hs, o convite é aberto para participação de jovens, movimentos sociais, coletivos e organizações da capital. O encontro abrirá chamado para reunir e sincronizar as demandas de todos os bairros paulistanos, reinaugurando o processo de integração do Conselho na promoção de debates e ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil.

“A Plenária é o pontapé inicial para uma nova perspectiva da participação social no rumo das políticas públicas da cidade, considerando a juventude na sua diversidade, perspectiva de origem e protagonismo”, afirma o presidente do Conselho, Claudio Silva.

A Plenária faz parte da etapa preparatória rumo à eleição do Conselho que acontecerá em agosto. Serão eleitos 21 jovens de 15 a 29 anos, moradores da cidade de São Paulo e que representem a sociedade civil. Até lá, nos meses de junho e julho, as Conferências regionais irão promover a mobilização para a votação final.

IMPORTÂNCIA E CONQUISTAS DO CONSELHO

O coordenador de Políticas Públicas para Juventude e ex-presidente do Conselho, Osvaldo Lemos, relembra a importância e legitimidade do processo. “Representa a retomada do espaço de participação e diálogo da juventude, ter um conselho para fiscalizar as políticas públicas, capaz de formulá-las e mobilizar pela efetivação. É também um espaço para ouvir a diversidade do jovem skatista, do movimento de mulheres, do funk, e tantos outros”, disse.

Entre as conquistas, Osvaldo citou os avanços da última gestão, que através de projeto de emenda constitucional inseriu o termo “jovem” na Lei Orgânica do Município. “A última gestão do Conselho conquistou a aprovação do ‘Programa VAI 2’, dobrando de R$30 mil para R$60 mil o aporte de verbas destinado à ações culturais. Também propomos a criação de um Plano de Metas da Juventude Paulista e a luta conjunta com a Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal pela criação de um orçamento para juventude”, relembrou.

A Plenária faz parte do processo de atualização do Conselho e de seus representantes, sancionada pela nova Lei Nº 16.120/2015, do Prefeito Fernando Haddad (PT-SP). Entre as novidades estão a presidência rotativa, que passa a ser dividida entre sociedade civil e governo; paridade para jovens mulheres que deverão ocupar ao menos 50% dos cargos e a representação através das entidades, movimentos e organizações. “Acreditamos que caminhamos cada vez mais para a democratização e fortalecimento do Conselho”, finaliza Osvaldo.

SERVIÇO

O quê? Plenária de mobilização para as Eleições do Conselho Municipal de Juventude
Quando? 23 de Maio | Sábado | 14hs
Onde? Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo
Quem pode participar? Jovens, movimentos sociais, coletivos e organizações.