Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CNPq abre Inscrições para o Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte
4 de August de 2015
RS: CONTRA ATAQUE DO GOVERNO, 90% DAS ESCOLAS PARALISARAM ATIVIDADES
5 de August de 2015
Mostrar todos os posts

Defender a Petrobras é defender o Brasil

Entidades ligadas à educação realizarão ato em defesa da Petrobras 

Na próxima terça-feira (11), data que se comemora o dia do estudante, diversas entidades estudantis e sociais sairão às ruas para um ato público em defesa da democracia, da educação e da Petrobras.

Contra o projeto de lei 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que derruba a participação mínima de 30% da estatal na exploração do pré-sal e em defesa da Petrobras, o ato acontecerá a partir das 14h no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Caso o projeto do senador estivesse em vigor hoje, a Petrobras poderia ficar de fora do consórcio de Libra (único bloco do Pré-Sal licitado), o que acarretaria uma perda de R$ 246 bilhões o Estado. Além disso, se o projeto de lei for aprovado, o fundo social perderá R$ 100 bilhões e, consequentemente, a educação deixará de receber 50 bilhões, já que pela atual legislação 50% dos recursos do fundo social do pré-sal destinam-se à educação.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a visão que entidades ligadas ao setor e o senador José Serra têm dos resultados das alterações propostas divergem bastante. “As contas  mostram claramente uma redução de recursos para educação. Não vamos aceitar que seja retirado qualquer centavo da educação. Esse dinheiro faz muita diferença diante do desafio e do compromisso que temos na realização das metas do novo Plano Nacional de Educação”, destacou a senadora.

O ato está sendo organizado em conjunto pela UBES, União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Única dos Petroleiros (FUP),  Federação de Sindicatos de Trabalhadores, Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra),  Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e  pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras.

Da Redação.