Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Faça sua mala rumo ao XIII ENET da UBES
28 de January de 2015
Entrevista: Paulo Passos, reitor do IF do Rio de Janeiro
28 de January de 2015
Mostrar todos os posts

#enetdaubes DICAS E DÚVIDAS

Tudo o que você precisa saber sobre o XIII Encontro Nacional de Escolas

O que é o ENET da UBES?

O Encontro Nacional de Escolas Técnicas, o ENET, é o fórum central da UBES para debater a modalidade de ensino no país com os próprios estudantes. Em sua 13ª edição, o objetivo central é reunir as diferentes demandas estudantis, consolidar metas a favor de novas conquistas para o ensino técnico, promover a integração entre os secundaristas em uma programação capaz de reunir cultura, experimentação, atividades esportivas, ciência e tecnologia num mesmo evento.

QUANDO E ONDE OCORRE O ENET?

O ENET acontecerá do dia 1º a 4 de fevereiro, na capital do Rio de Janeiro. O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sediará toda a programação. O campus fica na capital do estado, na Ilha do Fundão.

QUAL O TEMA DO ENET?

Nesta edição, o tema central é “O ensino técnico que a gente quer: acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”. (Saiba mais sobre o tema lendo a entrevista com o diretor de escolas técnicas)

ONDE ACESSO A PROGRAMAÇÃO?

A programação já está disponível. As atividades envolvem debates, grupos de discussão, atividades culturais e campeonato esportivo. Em paralelo aos debates acontecerá a Feira Nacional de Estágios e Empregos da UBES e a Mostra Científica com a seleção de trabalhos de estudantes de escolas técnicas.

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENET?

Todos os estudantes, especialmente os secundaristas do ensino técnico.

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO ENET?

O estudante que quiser participar de todas as atividades do ENET no Rio de Janeiro precisará realizar a pré-inscrição no site da UBES. Após cadastro no site, os estudantes deverão retirar crachá de participante no Credenciamento Oficial que acontecerá na abertura do evento.

QUAL O PRAZO E O VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO?

As inscrições no site da UBES serão encerradas no dia 28 de janeiro de 2015. O valor será de R$ 40, pago presencialmente no Credenciamento Oficial antes da abertura do evento.

TIVE PROBLEMAS COM A INSCRIÇÃO, O QUE FAÇO?

Fale com a coordenação do ENET por e-mail ([email protected]) ou via WhatsApp (11) 9.9439-6507

FIZ A MINHA INSCRIÇÃO. A QUE TENHO DIREITO?

Além de receber o ‘KIT-ENET do participante’, ao pagar o valor do Credenciamento Oficial, o estudante receberá tickets alimentação que darão direito a três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) em todos os dias de atividade do 13º ENET. O participante também terá direito a participar de todas as atividades, debates, oficinas, apresentações culturais, shows e atrações da programação da Bienal da UNE que aconteçam em horários alternativos ao cronograma do ENET. Além disso, a inscrição contempla a hospedagem dos estudantes em alojamento no estilo tradicional de acampamento.

ONDE FICARÃO OS ALOJAMENTOS?

Nas salas de aula do setor de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

COMO IR AO ENET, NO RIO DE JANEIRO?

O estudante que quiser participar do evento pode procurar o grêmio estudantil de sua escola. Os colégios que não possuem grêmios podem entrar em contato com as entidades municipais e entidades estaduais. Na dúvida, acesse o site da UBES: www.ubes.org.br

SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?

Sim.

CHEGANDO AO RIO DE JANEIRO, O QUE FAÇO?

O estudante deverá dirigir-se à UFRJ, onde estarão concentradas as bancadas de cada estado que participarão do ENET.

COMO FAÇO PARA INSCREVER MEU TRABALHO NA MOSTRA CIENTÍFICA DO XIII ENET?

Primeiramente o estudante precisa realizar sua inscrição no evento, em seguida, acessar a página de  INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NA MOSTRA CIENTÍFICA.

POSSO INSCREVER MEU TRABALHO/PROJETO QUE JÁ APRESENTEI NA ESCOLA OU EM OUTRAS MOSTRAS E FEIRAS?

Sim, desde que seja de sua autoria.

EXISTE LIMITE PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO?

Não há limite de trabalhos inscritos por um mesmo participante.

QUAIS SÃO AS CATEGORIAS QUE POSSO INSCREVER MEU TRABALHO?

O seu trabalho deve se encaixar em uma das modalidades da mostra (artigo, pesquisa científica, experimento científico, maquete ou trabalho de extensão).

COMO SEI QUE O TEMA DO MEU TRABALHO É VÁLIDO?

O seu trabalho deve se encaixar em uma das modalidades da feira e você precisa estar devidamente inscrito no 13º ENET. A equipe de comunicação também orientará os estudantes via e-mail (trabalhoenet13@gmail.com) e contato telefônico.

QUEM DISPONIBILIZARÁ OS MATERIAIS (QUANDO NECESSÁRIOS) PARA APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO (EX. ARGILA PARA PRODUÇÃO DE UM VULCÃO)?

É de inteira responsabilidade do estudante toda produção do trabalho que será apresentado. Cabe à UBES disponibilizar o espaço na programação para realização da mostra científica.

COMO POSSO AJUDAR A DIVULGAR O XIII ENET?

Curta a nossa página no facebook, acompanhe as notícias no site e compartilhe com a galera da sua escola.

Ainda tenho dúvida, o que faço?

Você pode receber mais informações falando com a equipe de comunicação da UBES via redes sociais ou e-mail ([email protected]). Também disponibilizamos uma central de dúvidas via WhatsApp (11) 9.9439-6507.​

Da Redação