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#ENETdaUBES: Secundaristas na produção de conhecimento

Saiba mais sobre projetos inscritos na Mostra Científica do 13º ENET da UBES

Na última segunda-feira (28/01) as inscrições de trabalhos na exposição que comporá a programação do 13º ENET foram encerradas. Projetos de diversos estados brasileiros foram registrados na Mostra Científica do evento.

Acentuando a presença dos secundaristas na produção de conhecimento, veja alguns dos trabalhos selecionados.

Projeto “Parada Cultural”

Após uma viagem à Brasília, o estudante Juarez França, do curso de eletrônica do Instituto Federal do Mato Grosso, teve a ideia de transformar um ponto de ônibus em uma biblioteca. Chamada de “parada cultural”, a iniciativa se tornou um projeto de extensão e resultou em uma espécie de “biblioteca real” instalada na parada de ônibus próxima do campus Cuiabá, onde estuda.

“Logo no início, ficávamos durante o horário de pico orientando as pessoas sobre a utilização dos livros, algumas tinham até receio. Hoje em dia não é mais necessário. Há pouco tempo passei por lá e vi um cartaz feito com a folha de um livro, estava escrito ‘cuide você também”, diz o estudante orgulhoso com o resultado da iniciativa que pretende expandir na cidade.

Energia renovável nas comunidades ribeirinhas da Amazônia

Cursando o ensino médio no Amapá e na busca por uma fonte de energia de baixo impacto ambiental, o secundarista Ruan Froz do Instituto Federal do Amapá (IFAP) teve a ideia de iniciar uma pesquisa sobre o assunto. Intitulada “Estudo contextual para criação de um protótipo de painel fotovoltaico para comunidades ribeirinhas da Amazônia”, o jovem deu o pontapé em sua iniciação científica por acreditar que “qualidade de vida está ligada ao acesso à energia elétrica”.

Com apoio do IFAP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAM), sua pesquisa acadêmica ganhou corpo em um dos estados que as principais fontes energéticas são provenientes de usinas elétricas. Depois de assistir muitas aulas na universidade federal no curso de engenharia elétrica, o estudante apresenta em seu artigo alternativas, como por exemplo, painéis solares de baixo custo, para atender parcela da população estudada.

“Eu queria falar da dificuldade de acesso à energia elétrica, criar uma alternativa de energia sustentável para as comunidades ribeirinhas. O resultado é a redução do impacto ambiental extremamente viável para essas casas que muitas vezes são simples, diferentes do meio urbano”, defende Ruan que já apresentou seu projeto em outras mostras.

Curta-metragem sobre o impacto da ditadura militar

Utilizando recursos audiovisuais como um veículo democrático que propicia a autorrepresentação e dando voz às figuras à margem da literatura convencional, estudantes de Ponta Porã, no Mato Grosso, estão desenvolvendo um curta-metragem sobre as consequências da ditadura militar na fronteira seca de sua cidade, Mato Grosso do Sul, Brasil, e Paraguai.

Chamado de “Epifania fronteiriça – as consequências da ditadura militar em uma cidade do interior“, a construção do projeto é feito por estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso (Gabriela Pacher, Juliana Bordão e Tainá Mattoso). O objetivo central das estudantes é resgatar a história cultural e regional retratando a realidade social das cidades, países e seus personagens.

 “Buscamos suprir a carência de materiais que abordem essa temática em âmbitos regionais e atingir maior e mais variado público para discutir sobre políticas públicas educacionais e culturais que sejam significativos”, descrevem as estudantes em sua inscrição na Mostra Científica do 13º ENET.

 Da Redação