Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Congresso da UMESC acontece em Cuité (PB)
25 de March de 2015
CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: CARTA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS AOS DEPUTADOS
25 de March de 2015
Mostrar todos os posts

Estudantes apoiam paralisação dos professores em Pernambuco

Paralisação de 48 horas é luta unificada por mais investimento na educação pernambucana

Foi realizada ontem (24/03), na escola Candido Duart, em Recife (PE), assembleia estudantil para discutir o apoio dos estudantes à paralisação dos professores da rede estadual. Os secundaristas apoiaram a decisão da categoria, que, para pressionar o governo, a partir desta quarta-feira (25), irá parar as atividades durante 48 horas.

Os profissionais da educação são contra o projeto de lei que prevê um aumento de 13,1% no piso salarial dos professores que não têm licenciatura, ou seja, possuem apenas a formação média. A categoria pede que o aumento seja para todos os profissionais da rede estadual, uma vez que não há nenhuma previsão de reajuste para aqueles que têm licenciatura.

O presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-PE), Jairo Marques, afirmou que esta será uma paralisação também dos estudantes em protesto à situação do sistema educacional.

“O sistema que vivemos é um grande caos. Demos salto em números, muitas escolas são referência, mas não tem qualidade. Em diversas escolas a merenda não tem qualidade, a educação é defasada e os professores desvalorizados. Somos o primeiro estado a destinar 100% dos royalties do petróleo para educação, mas para onde vai?”, questionou Jairo.

Estudantes e professores lado a lado

Na última segunda-feira (23), uma assembleia que reuniu 1.500 professores deu início à paralisação. Acompanhado também pelos secundaristas, o fórum deliberativo foi encerrado em caminhada rumo ao palácio do governo com profissionais da educação e secundaristas lado a lado.

Segundo o líder estudantil, esta é uma luta unificada para conseguir que os recursos sejam investidos em salto de qualidade do ensino.

“Há muito que se discutir para avançar na qualidade, uma delas é a permanência. Precisamos discutir como o estudante faz para chegar na escola, diminuir a evasão escolar é amadurecer a pauta do passe livre”, acentuou Jairo.

Na assembleia da escola Candido Goulart os jovens também falaram sobre a importância da reforma política, reformulação do ensino médio e gestão democrática.

Suevelin Cinti, da Redação.