Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

POR UMA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA
22 de maio de 2015
CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE SÃO PAULO REALIZA PLENÁRIA NO SÁBADO (23)
22 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES BAIANOS DISCUTEM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Mais de 1.500 secundaristas da rede pública ocuparam a universidade da Bahia com debates e plenária

Como meio de incentivar os secundaristas do ensino médio a conhecerem a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) organizou a caravana “UFBA: mostra sua cara”, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de maio. Com mais de 1.500 estudantes, o evento discutiu desde a reformulação do ensino até aos desafios de acesso ao ensino superior.

A abertura da atividade contou com a presença de lideranças estudantis, entre elas a presidenta da UBES, Bárbara Melo; o presidente da ABES, Nadson Rodrigues, e a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Mariana Dias. Também compôs a mesa o reitor da UFBA, João Carlos Salles; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD), Penildon Silva Filho, e a coordenadora geral do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ), Lorena Luedy.

A iniciativa propôs apresentar aos jovens das escolas públicas a possibilidade de cursar o ensino superior de qualidade como direito garantido, conforme cita a página do evento #UFBAéPraLáqueEuVou. “Aprovamos o Plano Nacional de Educação, que tem como meta inserir 40% desses estudantes no ensino superior público até 2024. Apontamos a principal bandeira de defesa do movimento estudantil secundarista: a Reformulação do ensino médio”, diz o texto.

A diretora de Comunicação da ABES, Rafaella Allencar, destacou a oportunidade que os secundaristas tiveram de conhecer os cursos que a instituição oferece. “Nessa primeira edição reunimos 24 escolas de diversas regiões de Salvador, mas não para por aí. Nossa meta é expandir para o interior do estado e levar esse debate para as universidades estaduais, fazendo com que as pessoas conheçam esse espaço e saibam que é possível ingressar”, disse Rafaella.

A programação permitiu o intercâmbio com os universitários das áreas de saúde, tecnologias, engenharias, ciências e licenciaturas. Uma plenária também discutiu temas como oportunidades científicas, assistência estudantil, e movimento estudantil.

Veja fotos da atividade na página da ABES.

Da Redação.