Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTA, HÁ 67 ANOS TEU NOME É O POVO NA RUA!
28 de July de 2015
Criolo: ‘Desde que me entendo por gente vão pra favela assassinar jovens’
29 de July de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES CONQUISTAM PASSE LIVRE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Lei é sancionada e gratuidade no transporte passa a valer a partir desta terça-feira (28) para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e cotistas da UPE

Com a presença dos estudantes, aconteceu nesta segunda-feira (27/07), no Palácio do Governo do Estado de Pernambuco, ato de lançamento do Passe Livre estudantil para a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Lideranças da UMES-Recife, UBES e da UEP comemoraram a lei sancionada que deverá atender 260 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual na RMR, além de 1,5 mil cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Construído com base no diálogo junto à sociedade e sob a histórica pressão dos estudantes que realizaram diversas manifestações na capital pernambucana, a medida tem como objetivo reduzir o índice de evasão escolar.

O passe será carregado com 44 créditos por mês, válidos de segunda à sexta, durante o período letivo. O estudante também permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.

QUEM LUTA CONQUISTA

A comemoração das entidades estudantis foi grande — o passe livre estudantil é uma pauta antiga da juventude do estado. Há um ano, o movimento estudantil protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei pressionando pela implementação do passe livre. Relembre aqui.

“É uma das maiores vitórias da juventude pernambucana depois da aprovação dos royalties do petróleo para educação. Apesar do investimento público em educação, no último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) lideramos o ranking dos estados que mais cresceu o índice de evasão escolar“, salientou o presidente da UMES-Recife, Jairo Marques.

A presidenta da UBES, Bárbara Melo, classificou a iniciativa como um “grande passo”. “Estamos com muito orgulho dessa conquista que é nossa e do povo. Esse ato realizado hoje reafirma a importância da nossa luta”, disse.

Para Jairo, contudo, há muito ainda a ser melhorado, como a ampliação do benefício para estudantes da rede federal e técnica. “Precisamos garantir passe livre para todos os estudantes e ampliar as passagens diárias que no projeto atual são limitadas apenas à ida e volta”, explica.