Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MOVIMENTOS SOCIAIS DO RIO GRANDE DO SUL ORGANIZAM “24 HORAS CONTRA REDUÇÃO”
20 de maio de 2015
​​LÍDER SECUNDARISTA NOS ANOS DA DITADURA É O NOVO MINISTRO DO STF
20 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES E PROFESSORES NO PR REALIZAM ATO CONTRA O GOVERNADOR BETO RICHA

Paralisação nas escolas estaduais já chega a 26 dias

Na manhã desta terça-feira (19), estudantes e professores percorreram as ruas de Curitiba em ato conta o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Os educadores e funcionários da rede estadual estão em greve desde o dia 21 de abril.

Com participação de mais de 30 mil pessoas, a concentração do ato ocorreu na região central da capital paranaense, em dois lugares distintos. ​Os servidores da Região Metropolitana se reuniram na praça Rui Barbosa, enquanto aqueles que se localizam no interior se agruparam na praça Santos Andrade.

​Os professores reivindicam aumento salarial. O Estado já confirmou um acréscimo salarial de 5% que será pago em duas parcelas e disse não haver mais negociações, no entanto, os professores exigem acréscimo de 8,17%.

De acordo com a presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Camila Lanes, o governador afirmou que só irá negociar com os professores após fim da paralisação. “O governador Beto Richa confirmou que só haverá negociação quando os professores finalizarem a greve “, diz.

A paralisação dos educadores, que​ já conta 26 dias,​ não tem previsão para acabar.​

A greve teve início em consequência do projeto de lei ParanáPrevidência, que alterou a gestão de recurso da previdência do estado. O texto foi aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador.

Durante a votação do projeto na Assembleia Legislativa (Alep), no dia 29 de abril, policiais militares agrediram os manifestantes na praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Alep. Mais de 200 pessoas ficaram feridas.

NOVO ATO

Os estudantes paranaenses e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) estão organizando um novo ato para o dia 29 de maio.

 Foto: Andressa Almeida / RPC