Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONFIRA OS GRÊMIOS INSCRITOS E PRÉ-HABILITADOS NO 41º CONUBES
16 de September de 2015
INSCREVA-SE NO 41º CONGRESSO DA UBES
17 de September de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES LUTAM PELO ACESSO À UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Pressão é contra o fim da taxa de isenção em programa que garante acesso à universidade pública

Na manhã desta terça-feira (15), em Brasília (DF), estudantes da rede pública do Distrito Federal marcharam rumo à sede da Secretaria de Educação em ato contra o fim da isenção da taxa da Prova de Avaliação Seriada (PAS). O sistema de provas é aplicado aos estudantes do ensino médio em três etapas, por meio da nota final obtida é possível ingressar na Universidade de Brasília (UnB), instituição pública de ensino superior.

Em passeata que partiu da Rodoviária do Plano Piloto até a sede da Secretaria de Educação,  no Setor Bancário, reuniu lideranças estudantis de grêmios, da UBES e da União dos Estudantes Secundaristas (UESDF) para pressionar o Governo do Distrito Federal (GDF), que há dez anos é responsável por custear a taxa no valor de R$ 100,00.

“Para juventude, o acesso ao ensino superior público é um direito e precisa ser garantido, por tanto, o governador Rodrigo Rollemberg é quem deve pagar a prova”, afirmou a diretora da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UESDF), Thays Oliveira.

O ato político foi reprimido pela polícia que utilizou spray de pimenta contra a passeata que seguia pacífica. Persistentes com palavras de ordem, bandeiras e faixas, uma comissão de estudantes foi recebida pelo subsecretário de Educação.

“Não recuaremos! Essa já é a terceira reunião e mesmo tendo nos flexibilizando ao máximo na construção de saídas, nada foi resolvido. O movimento estudantil está no esforço de construir a melhor alternativa para os estudantes, mas não abriremos mão da isenção do PAS. Abrir mão disso é abrir mão dos estudantes das escolas públicas e da periferia que querem ingressar na UnB”, declara a diretora da UBES, Jéssica Lawane.

O próximo passo, além de uma nova passeata, é fazer uma assembleia estudantil que decidirá no próximo sábado (19) os próximos passos do movimento. Acesse aqui e saiba mais.