Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

15 dias de greve: Professores de SP reivindicam atenção às escolas da rede estadual
27 de March de 2015
28 de março, o dia nacional de lutas dos estudantes brasileiros
28 de March de 2015
Mostrar todos os posts

Estudantes pautam a reforma política em atividade na escola técnica de Campo Bom (RS)

Debate integra parte das ações da Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico

Na cidade de Campo Bom (RS), os estudantes da Escola Técnica 31 de Janeiro se reuniram no turno da manhã dessa quarta-feira (25) para debater a reforma política. Integrando a Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico, série de manifestações que ocorrem em todo país entre os meses de março e abril, a atividade também faz parte da mobilização pela reorganização do grêmio estudantil.

O debate contou com a participação da presidenta da União dos Estudantes de Campo Bom (UECB), Carolina Koop; pelo presidente do Centro Cultural Marcelo Breunig, Denian Pereira; o mestrando em Ciências Sociais, Jean Fuhr; e o vereador e professor, Valter Lemos.

Na quinta-feira (26), a Jornada chegou à escola estadual de ensino médio Fernando Ferrari e pretende se expandir até o fim de abril para outras instituições. Para a presidenta da UECB, Carolina Koop, levar o debate da reforma para dentro da escola é importante para inserir a juventude nas discussões da política brasileira.

“No período que estamos enfrentando, a necessidade de falarmos sobre a reforma política é inquestionável. A reforma deve acontecer, as mudanças devem avançar e a juventude tem que ser o alicerce de tudo isso. Através das intervenções dos estudantes sabemos que estamos no caminho certo, é quando temos a oportunidade de levar essa discussão para dentro das escolas, debater e interagir”, comenta Carolina.

Entre outros temas que foram discutidos está a reforma fiscal, a luta pela efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE), passe livre e assistência estudantil.

Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico

Com o tema “Nas ruas do Brasil eu fecho o quarteirão: assistência estudantil, passe livre e bandejão”, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convoca todos os estudantes a ocuparem as ruas nos meses de março e abril para defender o ensino técnico brasileiro na Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico.

Queremos mais desenvolvimento, mais estrutura para as escolas técnicas, mais amor, democracia, diversidade e combate aos preconceitos. Vamos também lutar pelo futuro do país, pelos avanços e contra os retrocessos.

1.Criação do plano nacional de assistência estudantil para o ensino técnico!
2.Passe-livre Irrestrito para todos estudantes brasileiros
3.Regulamentação da meia-entrada em todo o país
4.Auxílio material didático
5.Biblioteca on-line para os alunos das escolas técnicas
6.Restaurante estudantil em todas as escolas
7.Creches para as mães estudantes
8.Qualidade no transporte público
9.Conclusão das obras inacabadas
10.Espaços poliesportivos nas escolas e institutos.

Da Redação.