Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em encontro com Dilma, UBES afirma que vai continuar indo às ruas por mudanças
14 de August de 2015
PROGRAMAÇÃO 20 DE AGOSTO, DIA DE LUTA!
20 de August de 2015
Mostrar todos os posts

Festival contra a redução esquenta o Capão Redondo

Evento contou a com a participação de movimentos sociais e shows de Leci Brandão, Z’Africa Brasil e Pequeno Cidadão

Encravado no coração do Capão Redondo, bairro da zona sul de São Paulo berço de grandes artistas nacionais como o escritor Ferréz — autor de Capão Pecado — e do grupo Racionais Mc’s, o campinho do Pantanal recebeu a edição paulistana do Festival Amanhecer Contra A Redução neste sábado, 15/08.

A comunidade local apareceu em peso para prestigiar o festival que contou com aula pública sobre a redução da idade penal e diversas atrações musicais como Leci Brandão, Z’Africa Brasil e Pequeno Cidadão. “Tem que dar educação e saúde para a nossa juventude, não encarcerá-la”, declarou a sambista e deputada estadual Leci durante a sua apresentação.

O guitarrista Edgard Scandurra, da banda Pequeno Cidadão, engrossou o coro dos artistas. “A redução é uma forma muito maligna de se punir o jovem. Antes de se punir, precisa entender o que fez esse menor cometer um crime. Não adianta prender os nossos pequenos cidadão”, afirmou o músico.

As entidades estudantis também marcaram presença no evento. “A juventude quer apenas ser livre, estudar, se divertir. A redução, já está provada, não é solução nenhuma para a violência que nós vemos aqui no nosso país”, afirmou a diretora de Universidades Pública da UNE, Graziele Monteiro, durante a aula pública.

CAPÃO CONTRA A REDUÇÃO

A organização do evento no bairro aconteceu por meio da parceria do movimento Amanhecer Contra A Redução, que já havia realizado uma primeira edição do festival no Rio de Janeiro em junho, com a ONG Capão Cidadão, que realiza um trabalho social com a população da comunidade há mais de uma década.

O ambientalista, engenheiro florestal e professor da Capão Cidadão, Clodoaldo Cajado, explica que a ONG tem um histórico de defesa dos jovens, dos negros e das mulheres da periferia. “A Capão Cidadão sempre esteve na luta contra a violência contra o jovem negro. Esse festival veio somar a nossa luta”, afirma.

Clodoaldo conta que no passado, a ONG realizou a ação “Áreas de Conflito Em Transformação”, projeto que buscou fazer intervenções culturais em oito locais na periferia paulista que foram alvo de chacinas — como a que aconteceu esta semana em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo, deixando 18 mortos, entre eles um garoto de 16 anos.

“Nós que somos da periferia, não temos dúvida: a redução, com essa polícia que nós temos, só vai piorar a situação do jovem. É só ver o que aconteceu em Osasco e Barueri”, conta Clodoaldo.

MOVIMENTOS SOCIAIS MARCAM PRESENÇA

Movimentos sociais de diversos segmentos estiveram presentes para colaborar com a organização e se somar à luta contra a redução.

O presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Marcelo Freitas, abriu a aula pública defendo a mudança social através da cultura.

“Acredito na mudança, mudança que vem através da cultura, com mais escolas, menos cadeias. É uma vergonha o que o Estado está querendo fazer, privatizando os presídios segundo os interesses estrangeiros. O Hip Hop está aí como sempre esteve, isto é uma ação social. Se cada quebrada tivesse um ponto de cultura que fomentasse de verdade o que é a raiz do preto, pobre da periferia, a violência iria diminuir, porque não é com cadeia que vai diminuir!”, afirma.

A presidenta da União Popular de Mulheres do Campo Limpo, Neide Abatti, não quer ver retrocesso nos direitos da criação e do adolescente, campo que ela ajudou a construir.

“Não dá para aceitar o que pode acontece com a nossa juventude nessa tentativa de reduzir a idade penal. Somos da luta que construiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que veio melhorar um monte de coisa. Queremos ver outro filme, aquele em que os jovens cantam, dançam e andam livres”, diz.

Para Rafael Vilela, dos Jornalistas Livres e do Fora do Eixo, a disputa de narrativas com a mídia tradicional sobre a realidade nas periferias com mostra a importância da realização do festival na periferia.

“Há uma lavagem cerebral feita pela mídia nas periferias,. Ao mesmo tempo, o Capão Redondo é um lugar de grande resistência dos movimentos, onde também há a realidade da violência, e quanto mais violento, mais medo, maior aprovação da redução. Fazer o festival é trabalhar o lúdico, esses encontros nos fazem entender que a cultura é o meio de debate. O objetivo agora é que mais festivais aconteçam no país, como já aconteceu no Rio de Janeiro, no interior de São Paulo e em Florianópolis”, defende.

Por Bruno Huberman e Suevelin Cinti.