Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

16 DE ABRIL NAS RUAS DE BRASÍLIA
14 de April de 2015
ESTUDANTES ESCRACHAM MINISTRO GILMAR MENDES NA BAHIA #DEVOLVEGILMAR
15 de April de 2015
Mostrar todos os posts

GO: ESTUDANTES DO CAMPUS INHUMAS REIVINDICAM MAIS LIBERDADE NO INSTITUTO FEDERAL

Ato compõe a Jornada ​Nacional ​de Lutas ​pelo Ensino Técnico promovida pela UBES 

Por mais liberdade, estudantes do campus Inhumas realizaram nes​t​a segunda-feira (14/04) ato contra o fechamento dos portões do Instituto Federal de Goiás (IFG). A mobilização reivindicou mais liberdade para os secundaristas que, desde o início do ano letivo, não podem transitar livremente.

Para Jéssica Amaral, estudante de química, o problema atinge principalmente os estudantes que frequentam o instituto fora do período de aulas. “Fechar os portões priva os estudantes da liberdade, muitos passam o dia todo no IFG fazendo outras atividades. Com a nova regra o acesso fica limitado”, diz.

Os secundaristas também reclamaram da falta de transparência da direção que não explicou o motivo de restringir a entrada e saída do campus.

REFORMAS EM ATRASO

O Campus Inhumas foi inaugurado em 2007, marcando a primeira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no país, porém, agora em 2015, os estudantes apresentam a necessidade de reformas e finalização de obras ainda pendente.

“As nossas reivindicações podem mudar muita coisa no campus, como a luta pela construção do teatro e do auditório. Há cinco anos as obras foram iniciadas e ainda não terminaram. ​ ​Estamos pressionando pela finalização porque sabemos que será uma forma de incentivo à cultura aqui em Inhumas”, explica Jéssica.

O ato que aconteceu durante o intervalo também pautou a construção do restaurante estudantil. No próximo dia 17/04, quando acontecerá a eleição da nova diretoria do grêmio estudantil, os estudantes irão discutir novamente as pautas da Jornada.

Leia também: ATO DA JORNADA DE LUTAS DO ENSINO TÉCNICO ACONTECE NO IF DE ANÁPOLIS.

Da Redação.