Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

DEMOCRACIA: DA DITADURA À REFORMA POLÍTICA, EX-SECUNDARISTA FALA DA “REBELDIA CONSEQUENTE”
10 de April de 2015
FUNCIONÁRIOS DA FUNDAÇÃO CASA SÃO CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
13 de April de 2015
Mostrar todos os posts

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS SE PREPARA PARA JORNADA PELO ENSINO TÉCNICO

Em reunião, lideranças estudantis dos campi Maceió, Satuba e Marechal Deodoro definem data da Jornada

Na manhã desta sexta-feira (10/04), estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) deram início à Jornada Nacional de Lutas em defesa do Ensino Técnico no estado. Após reunião com líderanças estudantis dos campi Maceió, Satuba e Marechal Deodoro, a data da atividade foi definida para o dia 16/04, quinta-feira.

A programação da etapa estadual da Jornada irá paralisar as aulas para reivindicar melhorias na estrutura e qualidade de ensino da rede técnica alagoana. As pautas de assistência estudantil, alimentação e segurança estão entre as discussões levantadas pelos estudantes.

Qualidade no ensino e melhores estruturas

O secundarista do campus Marechal Deodoro, Matheus Sousa, conta que a principal reivindicação dessa Jornada é a questão da estrutura do IFAL. “Não queremos só diploma, queremos aulas práticas, visitas técnicas e idas ao laboratório”, afirma.

Sobre a reunião, Matheus relembra as reivindicações dos colegas que sofrem diariamente com a queda da energia elétrica. Segundo ele, o problema acontece ao menos duas vezes ao dia, atrapalhando o andamento das aulas.

“A subestação de energia construída em 2014 ainda não foi ativada, gerando sobrecarga no sistema. Por causa do superaquecimento, a energia cai e os estudantes acabam precisando ir para debaixo das árvores, sem ar condicionado é impossível permanecer na sala”, fala o estudante, relembrando o clima que chega a ultrapassar os 30ºC.

O estudante de mecânica e presidente do grêmio do campus Maceió, Erick Gomes, diz que os secundaristas têm ampliado as denúncias sobre os problemas de ventilação e climatização.

“Conseguimos trazer uma emissora aqui para filmar a situação e em meio ao período de lutas que já mobiliza o país, vamos aumentar ainda mais a nossa reivindicação, chega de assistir aula nos corredores”, diz relembrando que nessa semana assistiram aula no corredor do IF.

O presidenta da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), Pedro Mendes, relembra a importância da mobilização nacional para pautar a modalidade de ensino. “Diante da conjuntura nacional e da importância do ensino técnico pra a evolução e desenvolvimento do país, a Jornada Nacional de Lutas da UBES em defesa do ensino técnico cumpre um papel fundamental para a construção de uma nova realidade para a educação”, defende.

Para saber sobre o calendário nacional, acesse aqui.

Suevelin Cinti, da Redação.