Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM REUNIÃO COM DILMA, ENTIDADES ESTUDANTIS REIVINDICAM QUE EDUCAÇÃO NÃO SOFRA CORTES
20 de maio de 2015
ESTUDANTES BAIANOS DISCUTEM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
22 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

POR UMA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA

Coalizão mobiliza parlamentares. Votação do relatório acontece na próxima semana

Nesta quarta-feira (20), a Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas entregou ao Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha mais de 700 mil assinaturas em prol do projeto de lei de iniciativa popular de Reforma Política a favor da democracia.

Mais de 700 mil brasileiros estão clamando por uma política realmente democrática, com menos corrupção e com mais representação social. “A sociedade brasileira possui hoje forte e legítima expectativa de que a Reforma Política seja positiva para o país. A frustração social com o parlamento, por inúmeras circunstâncias em curso, é extremamente ruim para a cultura democrática da nação”, afirma a deputada Maria do Rosário (PT), em sua página oficial no Facebook.

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados votará uma proposta de reforma política na próxima segunda-feira, 25 de maio, no plenário. A UBES e mais de cem entidades que compõe a Coalizão acreditam que o relatório que está em votação precisa ser alterado, pois o documento constitucionaliza a corrupção por meio do financiamento empresarial de campanha, com cláusula de barreira, dificultando partidos menores de lançar candidaturas, entre outras coisas.

De acordo com a presidenta da UBES, Bárbara Melo, a Reforma Política é necessária para que a população possa intervir nos rumos do país. “É importante que gente como a gente possa se candidatar, intervindo nas decisões políticas do nosso país. É necessário por fim ao financiamento empresarial de campanha, hoje a empresa que representa pouquíssimas pessoas, mas que tem muito dinheiro tem mais representação o que não é certo, precisamos democratizar o financiamento de campanha”, diz.

ATO PELA REFORMA POLÍTICA

Na manhã desta quarta-feira (20), na Esplanada dos Ministérios em Brasília, as entidades realizaram uma caminhada em busca de sensibilizar os parlamentares sobre o tema. No início da tarde caixas e caixas de assinaturas da proposta foram entregues para o presidente da Câmara. Vários deputados e senadores compareceram para apoiar a iniciativa.

VOCÊ SABE QUEM ANDA BANCANDO AS ELEIÇÕES?

Apenas 19 grupos empresariais no país. Nas últimas eleições apenas uma empresa elegeu 100 deputados federais, outra 360 deputadas estaduais. A coleta de assinaturas da Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas continua. Para aderir ao Projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, acesse: www.reformapoliticademocratica.org.br.

Da Redação.