Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas da Bahia confirmam ida ao ENET em 2015
22 de December de 2014
XIII ENET tem data fechada
5 de January de 2015
Mostrar todos os posts

#Retrospectiva2014

Saiba o que a UBES fez durante todo este ano

Fechando um ciclo de muito enfrentamento e conquistas, 2015 se mostra mais um ano de luta para os estudantes do país. É preciso comemorar grandes disputas encampadas pelos secundaristas ao longo de 2014, disputas que deram mais força para entidade consolidar vitórias toda uma geração. Levantamos a bandeira dos 10% do PIB para educação e ajudamos a reeleger a presidenta da República.

Antes de mais nada,  é preciso reafirmar:  em 2014, a juventude secundarista cumpriu o seu papel!

 Janeiro

Durante este mês foram acertados os detalhes para as Jornadas de Luta que se sucederam em março e abril de 2014. Foi também em janeiro que no Rio foi sancionada a lei que amplia o direito pelo passe livre e a criação do passe livre universitário.

Fevereiro

Entra em vigor o Estatuto da Juventude, que defende o direito de todos os cidadãos de 15 a 29 anos. O mês termina com os estudantes pedindo uma audiência pública que discuta o Plano Nacional de Educação (PNE). Ato mobiliza estudantes a participarem da fundação da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UES-DF).  Em São Paulo, toma posse a nova diretoria da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES). Na cidade paulistana,  estudantes e funcionários das Fatecs e Etecs marcharam pela Avenida Paulista para pedir melhores estruturas.

Março

Iniciada a Jornada de Lutas por todo o país, entre as pautas está o passe livre estudantil e irrestrito para todos, além da desmilitarização das escolas. A UBES também faz a sua primeira reunião de diretoria e elege os nomes que comporão cada diretoria. Aproveitando a Jornada de Lutas, os movimentos estudantis cobram a votação e aplicação do PNE. UPES realiza Congresso em São Paulo. Novo site para fazer a carteirinha estudantil entra no ar.

Abril

As Jornadas de Luta continuam a movimentar o país por melhorias nas escolas. O Movimento “Se Liga 16!”, ganha mais força pelo país. Esta é uma campanha antiga da UBES que convoca os estudantes entre 16 e 17 a tirar seu título de eleitor e praticar seu direito de votar. O Plano Nacional de Educação segue para Comissão Especial na Câmara dos Deputados. Paraíba, Espírito Santo e Amazonas realizam Congressos para discutir educação em seus estados.

Maio

A votação do PNE foi uma das coisas mais importantes deste mês. A UBES fez uma carta aberta à Câmara dos Deputados para exigir a votação do Plano Nacional de Educação. E depois de tanta luta, o texto base foi aprovado na Câmara no dia 28. Um dos pontos mais importantes do texto do PNE, não havia passado na Casa, a destinação de 10% do PIB para a educação.

Junho

Iniciado o movimento em prol da reformulação do ensino médio. Estudantes continuam com a pressão no Congresso para que a destinação dos 10% seja conquistada. AMES-RJ elege nova diretoria.  Congressos são realizados em Recife e Ceará.

Julho

A UBES completa seus 66 anos de luta e comemora com promoções e matérias especiais no site. No final do mês, os estudantes da Região Norte, no Acre, recebem o I Encontro de Escolas Técnicas regional. Estudantes de Recife lutam por passe livre, que é sancionado em julho! Mais um direito conquistado para a juventude brasileira! A UBES também renovou sua participação no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) em 2014.

Agosto

Plataforma eleitoral da UBES é lançada no site e entregue a políticos que estão concorrendo às eleições de 2014. Lá, a UBES defende todos os pontos que acha importantes para o desenvolvimento da educação e do país. Um desses pontos é a reformulação do ensino médio. Foi também em agosto que a UBES participou da CLAE (Encontro Latino-Americano de Estudantes Secundaristas), em Manágua, na Nicarágua. Lá, fomos representados pela presidenta Bárbara Melo.

Setembro

A UBES participa ativamente da Semana Nacional de Luta Pela Reforma Política! Tudo isso, porque acreditamos que só mudando o modo de fazer política nesse país, que vamos conseguir mudar o restante das coisas. Sendo assim, dois movimentos se encamparam: Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Enquanto isso, no Maranhão, estudantes vão às ruas para pedir melhorias na educação e mostram-se contra a corrupção no estado. Com o PNE aprovado, o segundo passo agora é tomado. Audiências públicas são realizadas para traçar metas e estratégias dos municípios.

Outubro

O movimento estudantil configurado por UNE, UBES e ANPG, resolve em assembleia conjunta apoiar a candidatura da presidenta Dilma Rousseff (PT) no seu segundo mandato. Dilma foi para o segundo turno com o senador Aécio Neves (PSDB). A entidade passou então, a acompanhar atos da presidenta. Acreditamos que o segundo turno foi um embate entre dois movimentos completamente antagônicos. Acreditamos que a presidenta Dilma era quem melhor defendia os interesses da classe mais pobre e oprimida deste país. E ela, quem se mostrou ter um plano maisfirma de mudanças para a educação do país.

Novembro

Este foi um mês agitado na UBES, realizamos o Seminário de Educação em Brasília e discutimos a reformulação do ensino médio. Foram dois dias de debates e discussões sobre o tema, para de lá, partirmos para a Confederação Nacional de Educação, a Conae 2014. Lá defendemos pontos importantes para a reformulação, como o ensino médio integral, melhores salários para os professores, mudanças no currículo e muitas outras pautas. Queremos um ensino médio melhor e qualidade- não acho necessário

Dezembro

Continuamos na luta pela reformulação do ensino médio e quem nos representou na Câmara dos Deputados, em audiência pública que tratava do tema, foi a presidenta Bárbara Melo. Ela criticou fortemente o Projeto de Lei 6840/13, que aumenta a carga horária dos estudantes de ensino médio. Explicou que não é apenas aumentar, mas é preciso melhorar o currículo e torna-lo mais atraente para os jovens. Este mês também começou a agitação pelo Encontro Nacional de Escolas Técnicas, o ENET, que chega a sua 13ª edição. O evento será entre os dias 1º e 4 de fevereiro, no Rio de Janeiro! Te vemos lá!