Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Reunião em SP prepara III Jornada Nacional de Lutas da Juventude
24 de fevereiro de 2015
Com pagamento atrasado, professores do Distrito Federal entram em greve
25 de fevereiro de 2015
Mostrar todos os posts

RS: Estudantes realizam ato contra aumento na tarifa

Reajuste da passagem de ônibus na capital leva 3 mil pessoas às ruas

Nesta terça-feira (24), estudantes de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, percorreram as ruas da capital em mais um dia de manifestação contra o aumento da tarifa. A passagem sofreu um reajuste no último dia 22 de fevereiro, de R$ 2,95 passou para R$ 3,25. Este já é o terceiro grande ato que acontece na cidade.

Cerca de três mil estudantes participaram da mobilização. De acordo com a Vice UBES-RS, Fabíola Loguercio, o reajuste não é justificável. “Todos os dias lidamos com o valor abusivo das passagens de ônibus que não fornecem o mínimo conforto para nós, muito pelo contrário, permanecem em situações precárias e ainda temos que percorrer um trajeto de 2 horas em pé, em ônibus extremamente lotados”, afirma.

Com o início das aulas o reajuste tornou-se um agravante. “Esse aumento afeta muito a vida do estudante. Muitos de nós temos dificuldades para arcar com o valor das passagens, em consequência disso ocorre a evasão escolar”, diz Fabíola.

A cidade de Porto Alegre foi destaque nas manifestações de junho de 2013 que eclodiram por todo o país. A capital não só impediu o aumento, como também conquistou a redução das passagens. “Em 2015 vamos fazer o mesmo, não vamos sair das ruas até que ocorra a redução”.

Passe Livre Estudantil

O Passe Livre Estudantil é uma das principais bandeiras de luta da UBES. Desde a Revolta dos Bondes em 1956 até a era do metrô, a juventude sempre esteve à frente da luta por um transporte público e de qualidade. O estudante precisa ter o direito ao acesso gratuito à cidade garantido por lei, assim, consequentemente reduzindo o número de casos de evasão escolar.

Da Redação.