Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Acontece em agosto o 3º Encontro Municipal de Grêmios de Foz do Iguaçu (PR)
29 de July de 2015
PLATAFORMA DIGITAL ABRE NOVO MEIO DE DIÁLOGO ENTRE POPULAÇÃO E GOVERNO FEDERAL
30 de July de 2015
Mostrar todos os posts

‘Temos uma escola do século 20 para alunos do século 21’, diz presidenta da Ubes

Líder estudantil fala da luta pela educação de qualidade, democracia e direitos da juventude

Bárbara Mello ocupa a presidência da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) desde o final de 2013, e seu mandato acaba no final deste ano. Em entrevista ao Seu Jornal, da TVT, ela conta como começou, na eleição do grêmio da sua escola, e afirma que o movimento estudantil é importante instrumento na luta por um país melhor, desde o esforço pela ampliação do financiamento para a educação até o fortalecimento da democracia.

Dentre as bandeiras defendidas pela Ubes, Bárbara aponta a necessidade de reformulação do currículo do ensino médio: “Nós temos uma escola do século 20, com professores formados em doutrinas do século 19, para alunos do século 21. A gente precisa mudar isso.” Bárbara defende, ainda, a necessidade de ampliação da assistência estudantil, como forma de garantir a permanência do jovem na escola.

Bárbara também se posicionou contra as propostas de redução da maioridade penal, que tramitam no Congresso. “No momento em que muitos setores da sociedade querem retroceder, a gente está lutando para poder manter nossos direitos”.

Sobre a preponderância das mulheres na liderança do movimento estudantil, com a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) ocupada por Carina Vitral, que sucedeu Vic Barros, Bárbara brinca que “daqui a pouco vai ter cota para homens”, mas afirma que a participação das mulheres é importante para que o ambiente nas escolas e universidades “seja cada vez menos machista e mais igualitário”.

Confira a entrevista do Seu Jornal, da TVT: