Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Juventude brasileira lança carta e convoca Jornada de Lutas
23 de March de 2015
Estudantes das escolas técnicas de Sorocaba (SP) protestam contra fim da merenda
23 de March de 2015
Mostrar todos os posts

UBES convoca Jornada de Lutas em Defesa do Ensino Técnico

Atos unificados em todo Brasil acontecem a partir do dia 26

Com o tema “Nas ruas do Brasil eu fecho o quarteirão: assistência estudantil, passe livre e bandejão”, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convoca todos os estudantes a ocuparem às ruas a partir do próximo dia 26 de março (quinta-feira) para defender o ensino técnico brasileiro.

Para avançar nas mudanças e conquistar mais direitos, estão sendo convocados atos, paralisações e debates que vão compor o calendário nacional de lutas. Entre as pautas, está a expansão com qualidade e contra o corte de verbas na educação.

Quem entrou quer ficar

A expansão da rede técnica avançou expressivamente nos últimos 12 anos. Em 2002, tínhamos 140 escolas técnicas e, até o final de 2014, chegou-se à meta de 562 unidades. Para o diretor de Escolas Técnicas da UBES, Fillipe Matias, no entanto, é preciso mais.

“Não tem como falar do acesso sem falar de assistência estudantil. A gente não quer apenas colocar o estudante lá dentro, ele precisa de auxílio moradia, auxílio transporte, falta um pouco mais de investimento”, comenta.

Para ele, o ponto principal hoje é a questão da alimentação dos estudantes. Muitos institutos não oferecem restaurantes populares ou mais baratos para os estudantes.

“Existe um projeto da UBES com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para pressionar o Ministério da Educação de forma a, nos próximos três ou quatro anos, todos os campi terem restaurantes”, explica.

Passe Livre Estudantil

Ainda sobre políticas de assistência estudantil, o passe livre estará entre os destaques das mobilizações como demanda primária para uma política pública capaz de reverter o índice de evasão escolar.

As bandeiras que ganharão as ruas foram amplamente debatidas durante o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), fórum que reuniu mais de 1.700 estudantes no mês de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Comece a organizar sua turma! Nesta semana a UBES divulgará o calendário nacional.

Da Redação