Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes e professores em defesa da educação paranaense
25 de February de 2015
Entrevista: Presidenta da UEE-SP fala sobre a conquista do Passe Livre estudantil
27 de February de 2015
Mostrar todos os posts

UBES lança versão online da nova edição do Jornal Plug

Edição especial para o XIII Enet aborda lutas e vitórias de um ano de gestão

O ano de 2014 foi um ano de muitas lutas e conquistas para os estudantes. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) seguiu firme em defesa dos direitos da estudantada.  Comemorando os 66 anos de vida no ano passado, a UBES celebrou também a conquista dos 10% do PIB para a educação, com a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE); e do Estatuto da Juventude, que assegura a meia-entrada e ainda trata os jovens como um segmento da sociedade, assegurando os direitos e colaborando para a proposição de políticas públicas.

Mas, mesmo com tantas conquistas, não se pode parar. Por isso, a UBES divulga em seu jornal as pautas que irão nortear o movimento estudantil nos próximos anos, como a reformulação do ensino médio e ensino técnico, o passe livre irrestrito, a democratização da mídia, a reforma política e o debate sobre a redução da maioridade penal.

A UBES se posiciona veementemente contra a redução da maioridade penal. O assunto, inclusive está na pauta do Congresso Nacional. Instalada nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Segurança Pública, também conhecida como Bancada da Bala, quer colocar em discussão e votação o fim da maioridade penal no país. O maior defensor da medida é o líder da bancada, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF).

“Tenho a honra de ser o presidente desta Frente Parlamentar e espero contribuir com nosso País aprovando projetos como a extinção da maioridade penal, fim dos saidões e o cumprimento integral das penas”, disse no Facebook.

Aliado a isso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também quer acelerar a votação do projeto de lei que reduz a maioridade penal e está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que altera o Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA). O parlamentar decidiu dar agilidade ao processo, após reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ele é autor de proposta de enviar para o sistema penitenciário adolescentes que completem 18 anos e tenham praticado atos infracionais graves.

Abaixo confira a edição completa do Plug e nos dê a sua opinião. O que você achou do jornal?