Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Escolas do Distrito Federal sofrem com falta de investimento
2 de March de 2015
A greve continua: 23 dias de resistência em defesa da educação paranaense
3 de March de 2015
Mostrar todos os posts

UMES-Recife lança campanha #Ocupeseubairro

Inspirado no movimento #OcupeEstelita, entidade dá início a atividade nas escolas

A UMES-Recife iniciou uma movimentação dentro das escolas para debater e fomentar a participação e acesso da juventude à cidade. Inspirada no movimento #OcupeEstelita, as atividades começaram em Recife, no bairro Ibura.

 “A ideia surgiu da necessidade de ocupar a cidade, o exemplo do Ocupe Estelita nos deu ainda mais força para levar à frente o projeto com os estudantes”, disse o presidente da UMES, Jairo Marques.

O secundarista relembrou que a iniciativa só é possível com a atuação do grêmio estudantil da escola que dará todo suporte de organização para mobilizar a conversa com os estudantes e ampliar ainda mais o debate para comunidade do bairro.

11004526_735437189905756_8415306033714835766_o

#OcupeIbura

Na última sexta-feira (27/02), a escola Professor Jordão Emerenciano foi a primeira a participar das atividades. Junto a UMES, o grêmio “Amar e Mudar as Coisas” ajudou a organizar um debate sobre reforma política e finalizar a programação com um grafite na instituição de ensino sobre o tema.

O próximo bairro a ser visitado pelo movimento será Casa Amarela, na região norte da cidade de Recife.

Conheça o movimento #OcupeEstelita

Ativistas e moradores da capital pernambucana, contrários à especulação imobiliária e implantação do projeto “Novo Recife” no Cais José Estelita — uma área de quatro quilômetros à beira-mar que corre o risco de se transformar num condomínio com doze torres residenciais de 40 andares — fizeram uma série de protestos e “ocupões” culturais desde meados do ano, ganhando o apoio da classe artística nacional e de intelectuais estrangeiros, num movimento que ganhou fôlego por todo país.

Conhecido como Movimento Ocupe Estelita (MOE), foi reconhecido como oportunidade de intervenção da população na cidade de maneira a se estendendo a outros projetos que se desenvolvam de maneira coletiva e com participação de todos.

Suevelin Cinti, com site Ocupe Estelita