Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Está difícil ser jovem nos EUA
10 de outubro de 2011
Violência contra a mulher foi tema de conferência em SP
11 de outubro de 2011
Mostrar todos os posts

2° Festival das Juventudes em Fortaleza segue até amanhã!

O 2° Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza tem como tema “O canto de um novo mundo”. Fortaleza recebe desde o último sábado (08)  os movimentos de juventudes e os jovens de todo Brasil e da América Latina a estar juntos no encontro que acontecerá termina amanhã (11).

II FESTIVAL banner 3

O silêncio foi aos poucos sendo rompido na Cidade da Juventude. Bastaram sons de alguns tambores, chocalhos e pandeiros para que as charangas acordassem e arrastassem dezenas, depois centenas de jovens.  O II dia do Festival das Juventudes, em Fortaleza, começou assim: manifestações espontâneas de grupos que entoavam músicas, com acordes improvisadas em tambores, que serviram como meio de chamamento às atividades.

Por volta das 08h30, o Clube COFECO, na praia de Abreulândia, aqui em Fortaleza, já estava povoado pela diversidade de sotaques, gêneros, raças, nacionalidades…

Camisas, cores, frases, cartazes, vestimentas são um prenúncio da multiplicidade de causas que perpassarão os debates deste dia 09 de outubro, na Cidade das Juventudes.

Além de shows, evento inclui oficinas e discussões sobre cultura e política (Foto: Divulgação)O presidente da UBES , Yann Evanovick também esteve presente no Festival que, além de shows, também inclui no evento oficinas e discussões sobre cultura e política .

São, ao todo, 24 espaços, com os mais variados perfis.

Tem-se aqui, desde pequenos toldos até tendas capazes de abrigar, confortavelmente, 500 pessoas. Sem deixar de registrar o espaço “Palhaço Trepinha”, que está instalado sob uma colorida lona de circo, e que está abrigando, além de debates diversos, oficinas de dança, percussão e cirandas.

Cada espaço faz uma homenagem a algum ícone da militância local, regional ou latino-americano, nas mais diversas causas. Por aqui já reencontramos diversos parceiros de articulação de outros territórios.

O Festival é um espaço preparado para receber também encontros políticos e culturais propostos pelas organizações e movimentos. Casado com o debate de construção e consolidação dos direitos das juventudes, o  Festival é um ambiente de criação, reflexão, experimentação e produção coletiva. Um lugar capaz de nos mobilizar para a construção de alternativas baseadas em valores democráticos, solidários e multiplicadores de novas formas de vida econômica e social eco-sustentável.

Para conferir a programação do II Festival, basta acessar o blog: http://www.fortaleza.ce.gov.br/festivaldasjuventudes/