Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Piauí começa hoje sua etapa estadual, rumo ao 39° Conubes
11 de novembro de 2011
Etapa catarinense do 39° Congresso da UBES empolga secundaristas do estado
17 de novembro de 2011
Mostrar todos os posts

39º Congresso da UBES: AMES-RJ elege presidente e delegados

No último sábado (12/11), o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) recebeu mais de 500 estudantes para a Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES e o 23º Congresso da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ). Durante o congresso, a estudante Barbara Melo, da E.T.E. Oscar Tenório, foi eleita a nova presidente da entidade. 

DA UNE

O Congresso começou com um ato político que teve como pauta principal a defesa dos 10% do PIB para a educação.  Após a atividade, durante o período da manhã ocorreram os grupos de debates, quando estudantes de todas as cidades do estado do Rio puderam discutir sobre a Educação Técnica, a Diversidade Sexual, Movimento Estudantil, entre outros temas.

“Este é um momento decisivo para novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo o Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade”, explicou o presidente da UBES, Yann Evanovick, que esteve presente ao congresso.

Bandeiras de luta da próxima gestão

Para a próxima gestão da AMES, as principais bandeiras de luta serão a reconquista do passe-livre irrestrito e a criação de meios alternativos de comunicação entre os estudantes e o movimento estudantil.

A nova gestão tem como meta, também, unificar cada vez mais os estudantes secundaristas do estado e as juventudes organizadas. “O único meio dos estudantes conquistarem mais vitórias reais é unificando todos em uma única luta”, explicou o diretor de Comunicação da AMES, Matheus Maklister.

A ex-presidente da entidade, Sophia Oliveira, fez uma avaliação de sua gestão: “Ao longo dos dois últimos anos ampliamos a atuação da AMES entre os estudantes, chegando em mais escolas. Também conquistamos vitórias importantes, como os 100% SISU na UFRJ”, destaca.

Colaboração: Matheus Maklister