destaque à faixa etária infantil e juvenil, em conjunto com a redução do analfabetismo funcional em até 50%, estabelecendo também em conjunto, a universalização do ensino aos portadores de necessidades especiais.
A segunda característica do PNE é uma tentativa de relacionar educação e mundo do trabalho, aumentando a jornada escolar de 5 horas para 7 horas, ampliando o acesso e fortalecendo médio integrado ao técnico.
A terceira característica do PNE é a combinação do acesso a todas as etapas de ensino com qualidade. Metas como ampliação do acesso de até 33% da juventude na faixa de 17 a 24 anos no Ensino Superior são importantes, e combinadas com a ampliação de vagas em licenciaturas, aumentando a formação de mais professores na rede, são determinantes na elevação da qualidade e no acesso ao ensino básico.
Configurando já uma vitória dos estudantes brasileiros, uma vez que responde à muitas deliberações apresentadas na CONAE, contudo, o PNE precisa ser mais ousado nas ações e metas que considerem o tripé da Educação Básica que é Qualidade, Acesso e Permanência.
Qualidade do Ensino
O PNE apresenta algumas iniciativas interessantes tais como metas do IDEB que estabelecem diretrizes sobre a qualidade de ensino, medidas para a modernização da infra-estrutura escolar e valorização do professor, todavia as propostas já contempladas no PNE são insuficientes para proporcionar a qualidade educacional para a Escola desse novo Brasil, que deve almejar o ensino integral, uma reforma curricular ampla e, sobretudo uma escola que interfira na construção de áreas estratégicas na soberania nacional.
O desafio educacional do Brasil nos próximo anos será a conquista da qualidade do ensino e a primeira providência para consolidar a qualidade, sem dúvida, éuma ousada política de financiamento. Por isso as propostas da UBES são:
6.2) Institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios, banheiros e outros equipamentos, bem como de produção de material didático e de formação de recursos humanos para a educação em tempo integralincorporar na redação: → laboratório de informática com acesso a banda larga e lousa digital.
Uma nova política de Acesso
A universalização de todas as etapas e modalidades da Educação Básica é fundamental, contudo, é tímida a duplicação de vagas do Ensino Técnico proposta no PNE considerando que hoje são 832 mil estudantes num universo de quase 8,2 milhões de estudantes do Ensino Médio, é um atendimento de pouco menos de 20% da demanda mesmo com a duplicação. A nossa proposta é:
3.5) Fomentar a expansão da oferta de matrículas gratuitas de educação profissional técnica de nível médio por parte das entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante ao ensino médio público.Substituir pela seguinte redação → Fomentar a expansão da oferta de matrículas gratuitas de educação profissional técnica de nível médio por parte das entidades privadas de formação Técnica e profissional vinculadas ao sistema S, de forma concomitante ao ensino médio público regular.
Incluir item 12.17) → Regulamentação do Ensino Particular através de:
a) a)Mecanismos de controle sobre a qualidade no Ensino Superior Particular, com mecanismos de controle do governo sobre iniciativas de pesquisa e extensão nestas instituições, além de contratação de professores mestres e doutores e eleição direta para diretor;
b) b)Pela proibição do capital estrangeiro nas Instituições de Ensino Particulares;
a) Garantias de Permanência na Escola
Não temos como discutir garantias de qualidade sem o debate da permanência, e muito menos acesso sem as garantias estruturais de continuidade nos estudos.
Por isso, definimos algumas inclusões nas metas do PNE:
Incluir item 20.17) Garantia de recursos para a progressiva obrigatoriedade da merenda escola no Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e no Ensino Técnico e Profissionalizante.
Incluir item 20.18) Constituição de um Programa Nacional de Passe estudantil( meio passe e passe-livre), que garanta subsídios para o transporte público aos estudantes da Educação Básica e Ensino Técnico e Profissionalizante.
Incluir item 11.11) Incorporação no Plano Nacional de Assistência Estudantil programa, com rubrica específica, para assistência estudantil voltado para o Ensino Técnico e Tecnológico, que contemple a criação de restaurantes estudantis, subsídios ao material escolar didático e projetos de iniciação e incentivo a produção de ciência e tecnologia.
Incluir item 11.12) Inclusão da meia entrada aos estabelecimentos culturais e esportivos, irrestrita à todos os estudantes de Educação Básica e Ensino Técnico e Profissionalizante.
Confira – O que é TCC