Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação: Semana decisiva para definir distribuição dos royalties do petróleo.
27 de setembro de 2011
Estudantes do Chile protestam contra fechamento de colégios
27 de setembro de 2011
Mostrar todos os posts

Congresso de Reconstrução da APES/RN será em novembro

Nos dias 5 e 6 de novembro, a cidade de Montanhas receberá o 14º Congresso da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES). Na data também será promovido em conjunto com a etapa estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

DA UMES-NATAL

Fundada em 1928, a APES já contou em sua diretoria com personagens importantes da política e do mundo jurídico. Érico Hackradt, que dá nome ao plenário da Câmara Municipal de Natal, foi o primeiro presidente da reconstrução, na década de 40, e o vereador que apresentou os projetos de lei da meia-entrada e da meia-passagem. Moacyr de Góis, escritor, educador e professor, Secretário de Educação em Natal durante a realização do movimento de alfabetização popular “De Pé no Chão Também se Aprender a Ler”, também fez parte da gestão da APES.
Para o Diretor Regional da UBES, Pedro Henrique, esse é um período muito especial para o movimento estudantil potiguar. “Após a realização de um grande e prestigiado Congresso da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Natal, nos preparamos para reorganizar essa que é uma das principais entidades estaduais do país, que contribuiu para a fundação da UBES e legou à primeira gestão da entidade nacional dos estudantes secundarista um presidente potiguar”.

Congresso da APES será em Montanhas

O 14º Congresso da APES será realizado na cidade de Montanhas, localizada a 87 quilômetros da capital. Possui aproximadamente 12 mil habitantes, fazendo parte da Região Comercial de Santa Cruz. A entidade estudantil municipal será a anfitriã do Congresso.
Para o presidente da UMES, Whanderley Costa, esse será um espaço importante para discussão das pautas que podem unificar os estudantes potiguares. “Nossa expectativa é que o Congresso aponte para uma agenda capaz de unificar os estudantes do Rio Grande do Norte, ocorreu em outros períodos como na luta pela gestão democrática e pela meia passagem intermunicipal”.

Eleição de delegados, participe!
Os delegados ao Congresso da APES serão eleitos para o Congresso da APES e para a Etapa Estadual da UBES através da eleição do delegado por voto em urna. Escolas com até 1000 estudantes matriculados elegem um representante; de 1001 a 1500, 2 delegados; 1501 a 2000, 3 delegados e assim sucessivamente.

As eleições são cadastradas através do sistema eleitoral nacional do Congresso da UBES e pode ser acessado através do endereço

http://www.ubes.org.br/congresso.

Cadastre sua escola e venha fortalecer a luta dos estudantes secundaristas brasileiros!

 Acompanhe também o blog da UMES-NATAL