O congresso realizado sábado (21), no Colégio Írio Manganeli, teve a participação de aproximadamente 60 delegados de vários Colégios Estaduais, foi eleita uma diretoria executiva e uma presidência, desta forma os estudantes reativaram a UMEFI.
A presidente recém eleita é a estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, Maiara Oliveira dos Santos. Segundo ela, a primeira ação da entidade estudantil será apresentar a diretoria em todos os Colégios Estaduais da cidade. A partir disso a diretoria executiva vai começar a fomentar o movimento estudantil para construir Grêmios Estudantis em todas as 29 instituições de ensino estaduais.
“Nós começamos a correr atrás das questões jurídicas agora, o Estatuto foi aprovado no Congresso, o principal objetivo é fortalecer nossas bases através dos Grêmios Estudantis”, afirmou Maiara.
A nova diretoria da UMEFI ainda não tem sede, o antigo prédio – ao lado dos Correios na Av. Juscelino Kubitschek – hoje é usado para outros fins. Durante o processo jurídico de retomada da sede, a entidade vai ocupar a sala do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre e também a Praça.
Durante o congresso foram criados nove cargos para a diretoria executiva, presidente, vice-presidente, secretário geral, 1º secretário, tesoureiro geral, 1º tesoureiro, diretor de esportes, diretor de cultura e diretor de comunicação. De acordo com a presidente, a gestão tem o prazo de um ano para realizar o próximo congresso e eleger uma nova diretoria.