A entidade também já está se preparando para o 13º Conselho Nacional de Entidades Gerais, CONEG da UBES, que se acontecerá entre o dia 01 a 04 de setembro em Brasília-DF.
Congresso da UESA
“Avançando na luta”
“AVANÇANDO NA LUTA”! Esse foi o título do documento aprovado como norte político para atividade da nova gestão eleita na última quinta-feira (04) para representar todos os estudantes secundaristas da “Terra da Cachaça” no Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Areia (UESA).
O evento foi realizado no Teatro Municipal Minerva, em Areia, abrigando um dos maiores e mais representativos fóruns estudantis da cidade. Bem pertinho do 13º CONEG da UBES (que ocorrerá em setembro), os estudantes areenses já começaram a discutir os rumos e desafios da educação municipal, nacional e da nova gestão da entidade geral.
“10% do PIB para Educação” foi uma das palavras de ordem que, dos estudantes, ecoaram no interior do teatro municipal.
Uma das intervenções mais esperadas e aplaudidas foi a do jovem Suélio Lima, ex-presidente da UESA, dirigente da União da Juventude Socialista da Paraíba (UJS-PB) em Areia. Suélio reafirmou o caráter de luta da entidade e do movimento estudantil como um todo, ao passo que convocava a cada um dos 205 secundaristas estudantes presentes a serem agentes e responsáveis da História, construindo desde já um Brasil de todos os brasileiros.
Marília França, presidenta da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e diretora regional da UBES, destacou em discurso inflamado que “a UBES e AESP, são marcas indeléveis da história recente do país, não poderiam deixar de fazer parte de um evento tão rico para os movimentos sociais, principalmente o estudantil”.
O congresso cumpriu seu papel de reorganizar o movimento estudantil em Cabedelo, elegendo a nova diretoria da entidade e as resoluções que nortearão suas atividades.O evento contou com a presença de diversas autoridades que além de prestigiar a atividade estudantil, exortaram os estudantes a apoderarem-se de seu papel transformador no município mais rico em arrecadação da Paraíba. Dentre elas, destacamos:O vereador Leto que compôs a mesa representando a Câmara, Júnior Datelle que representou o governo municipal. Representando os estudantes estavam Damacieldo Dantas (DCE do IESP), Marilia França (UBES e AESP), Francisco Chagas (UJS-JP), Marcelo Lima (UJS-PB) e Higlandeberto (Grêmio do Liceu Paraibano) e ainda Percival Henrique, presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID), Milton Cala (PCdoB) e do jovem Betinho Miranda.Além destes, para compôr a diretoria da UMESC, o plenário aprovou, por unanimidade, um documento que vai nortear a diretoria eleita nos próximos dois anos.“ARRASTANDO TODA MASSA” é o título do documento, e frase escolhida para nomenar a gestão da diretoria eleita. O jovem José Emilio foi aclamado presidente. Confira demais nomes: