Nos dias 5 e 6 de novembro, centenas de secundaristas mato-grossense, entre eles estudantes das áreas urbanas, rurais e as tribos indígenas que estiveram reunidos no 14º Congresso da Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME) e a Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES.
O 14° Congresso da AME que aconteceu em Chapada dos Guimarães, junto à comemoração de 2 anos de reconstrução da entidade, marcou na mesma sema a conquistou por de 50% das reservas de vagas para alunos de escolas públicas na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A vitória do movimento estudantil é resultado de muita mobilização da AME, UBES, UNE, DCEs e Gremios Estudantis do estado.
O congresso que credenciou cerca de 100 delegados de diversas regiões é composto de forma plural, um forte grupo de secundaristas vindos de escolas das área urbanas e rurais do Mato Grosso, inclusive das tribos indígenas. Além desses, muitos outros observadores e convidados se credenciaram no congresso, tornando essa etapa estadual da UBES, uma das maiores dos últimos 10 anos.
Temas debatidos no 14° Congresso da AME
■ Ensino Médio;
■ Financiamento da Educação;
■ O Papel do Ensino Técnico para o Desenvolvimento do estado;
■ Combate a todo tipo de preconceitos;
■ Acesso à universidade e assistência estudantil.
Esses, dentre outros temas debatidos nos dois dias, também animou o congresso com oficinas de grafite, comunicação e uma sessão de curtas.
Comemoração de 65 anos
No último dia do congresso, com a presença de lideranças políticas do estado, como o ex-governadores e deputados, aconteceu a comemorações dos 65 anos da entidade. As festividade que começaram esse ano só terminam no próximo ano, tendo em seu calendário de atividades: passeatas, shows, atos políticos e debates.
A nova gestão diz: “Nós Apenas Começamos”.
A plenária final elegeu com chapa única a estudante Danielle Alcântara como presidente. Danielle, que é presidente da UMES Cáceres, organizou no último semestre, a maior jornada de lutas da história do município de Cáceres; foram diversas passeatas e greves estudantis em escolas da cidade contra o sucateamento da escolas estaduais.
Essa nova gestão com o tema “Nós Apenas Começamos”, assume responsabilidade de fortalecer a AME cada vez mais, ocupando os espaços de discussão no estado e ampliando o alcance da entidade em Mato Grosso.
Etapa Estadual para o 39° Conubes
A AME também se preparou a todo vapor para o 39° Congresso da UBES, durante a etapa estadual, que mobiliza os secundaristas mato-grossenses a mais de quatro meses, elegeu 45 delegados que representarão o Mato Grosso na etapa nacional. O tempo vai chegando, 39º Congresso da UBES, de 1 a 4 de Dezembro em São Paulo tem a presença garantida dos estudantes da AME.